22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

WhatsApp Image 2023-10-02 at 19.11.32

Sobre o evento

22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (22º ENEJor), promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), que ocorreu entre os dias 25 a 28 de abril de 2023, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento contou com 375 inscritos, 59 trabalhos aprovados para apresentações nos Grupos de Pesquisa e no Grupo de Trabalho. Foi realizada a entrega do prêmio ABEJ de Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo, concedida à professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sandra de Deus. Bem como, a homenagem ao professor do Departamento de Comunicação Social, professor João Bosco Ferreira e a aprovação da Carta de Manaus.

Anais do Evento

Sílvio Henrique Vieira Barbosa

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Liberdade de imprensa, liberdade de expressão, direito à informação, censura, jornalismo

A liberdade de imprensa é o objeto desse estudo. Em oposição, está a censura em todas as suas vertentes: política, judicial, econômica e patronal. Pela análise da prática jornalística e de fatos concretos noticiados pela imprensa, essa pesquisa tem

Ana Carolina Costa dos Anjos; Anette Maria Rodrigues Silva Bento Oliveira; Mauricio Hiroaki Hashizume; Alessandra Gomes Duarte Lima

Atividades de Extensão

Projeto de Extensão, Educação Midiática, Rum, conversa, UnirG.

Este relato trata sobre a experiência do projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG), ‘“Rum, conversa!’ Educação midiática em pauta”, que ao longo de dois anos trabalhou com oficinas em escolas do ensino médio localizadas

Felipe Collar Berni

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Acessibilidade comunicativa, Ensino de Jornalismo, Pessoas com deficiência

Assume o ensino da acessibilidade comunicativa para pessoas com deficiência nos cursos de Jornalismo como pressuposto ético e ontológico. Repercute a deficiência dos projetos pedagógicos que corroboram para com a pobreza informacional desses sujeitos(as), em consonância com o projeto capacitista.

José Tarcísio da Silva Oliveira Filho

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, UFRR, Jornalismo, Educação

O artigo investiga as políticas adotadas pela UFRR e as metodologias de ensino utilizadas pelo Curso de Comunicação Social – Jornalismo durante o Ensino Remoto Emergencial. As metodologias empregadas são o Estudo de Caso e a Análise Documental. A análise

Ivan Satuf

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo de dados, Ensino de Jornalismo, Prática laboratorial, Projeto Pedagógico de Curso

Este relato de experiência aborda o ensino introdutório de jornalismo de dados na matriz curricular do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Marcos Carvalho Macedo

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Transmídia, Jornalismo, Método, Ensino, Roteirização

Relato da experiência de pesquisa aplicada do método de roteirização de reportagens especiais transmídia a partir do desdobramento temático, desenvolvida no Curso de Jornalismo da UFAL, utilizando o mapa midiático-temático e sua repercussão na apuração, edição e circulação dos conteúdos.

Galeria de imagens