21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

Sobre o evento

21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), ocorreu entre os dias 20 a 22 de abril, em Teresina (PI). Organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, com apoio da Universidade Estadual do Piauí, Faculdade R. Sá e Centro Universitário Estácio. Contou com 62 trabalhos apresentados, divididos em 6 grupos e, em cada um deles, um trabalho recebeu menção honrosa. No encontro, foi aprovada a Carte de Teresina, importante documento onde constam alguns compromissos para o próximo ano dentro da ABEJ. O Prêmio ABEJ foi entregue ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Anais do Evento

Macri Elaine Colombo

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Teoria, Prática, Educação, Curso Jornalismo

O artigo: “As faces de um mesmo papel: teoria e prática, sem dicotomia, no Curso de Jornalismo”, por entendermos que esse embate deve ser travado a partir de sua cotidianidade dentro dos cenários que nela se configuram para acolher processos de ensino

Clarissa Josgrilberg Pereira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Interdisciplinaridade, Prática jornalística, Integração com o mercado

Apresentar a experiência prática do desenvolvimento de um produto jornalístico formado por um site e uma revista a partir da tentativa de integração de três disciplinas diferentes no curso de Jornalismo é o principal objetivo deste trabalho.

Suyanne Tolentino de Souza

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Comunicação, Educação, Pandemia, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Jornalismo

Com a pandemia da Covid-19, a migração das aulas do ensino superior do modelo presencial ao remoto trouxe a necessidade de adoção de estratégias condizentes com os recursos das plataformas digitais e com os fundamentos teóricos e práticos da profissão. O objetivo

Jorge Arlan de Oliveira Pereira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, Público, Alternativo, Ensino, Pesquisa

A articulação entre ensino, pesquisa e extensão constitui o pilar da universidade e o Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato, Campus Universitário do Araguaia define com nitidez a pertinência desta orientação.

Agda Aquino

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Pedagogia, Didática, Estratégia, Fotografia, Jornalismo

Este relato aborda a experiência na docência de fotografia no curso de bacharelado em jornalismo no período de ensino remoto proporcionado pela pandemia da Covid-19.

Flávia Moreira Mota e Mota

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Ensino de jornalismo, Ensino remoto emergencial, Etnografia virtual

As alternativas e estratégias para a manutenção do ensino durante a Pandemia de Covid-19 têm sido amplamente debatidas nas mais diversas áreas da Educação, discussão que alcançou também o ensino de jornalismo. No presente trabalho, adotamos como abordagem metodológica a Etnografia Virtual (HINE,

Galeria de imagens