21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

Sobre o evento

21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), ocorreu entre os dias 20 a 22 de abril, em Teresina (PI). Organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, com apoio da Universidade Estadual do Piauí, Faculdade R. Sá e Centro Universitário Estácio. Contou com 62 trabalhos apresentados, divididos em 6 grupos e, em cada um deles, um trabalho recebeu menção honrosa. No encontro, foi aprovada a Carte de Teresina, importante documento onde constam alguns compromissos para o próximo ano dentro da ABEJ. O Prêmio ABEJ foi entregue ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Anais do Evento

Alessandra Gomes Duarte Lima; Gabriela Pereira Melo; Mauricio Hiroaki Hashizume; Ana Carolina Costa dos Anjos

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo de Dados, Projeto Pedagógico do Curso, Universidade de
Gurupi

As mudanças tecnológicas impactam a comunicação social e o modo de produção de notícias, desta forma, o curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi reformulou, em 2020, a matriz curricular que dá foco ao Jornalismo de Dados e este texto

Thaís Helena Ferreira Neto; Alessandra Dutra; Givan José Ferreira dos Santos

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Teorias de aprendizagem e ensino, Teoria do desenvolvimento cognitivo, Piaget, Suporte didático, Gêneros textuais jornalísticos

A intencionalidade pedagógica de um Aplicativo (App) com base em gêneros textuais jornalísticos e sua contextualização e aplicabilidade na tríade piagetiana: assimilação, acomodação e equilibração, objetivam o presente trabalho. A articulação teórica e experimental de teorias de aprendizagem e ensino

Marcos Carvalho Macedo; Yvana Fechine

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Transmídia, Roteirização, Jornalismo, Método, Ensino

O exercício da profissão de jornalista tem se reconfigurado, exigindo desses profissionais competências midiáticas e discursivas que se associam ao modelo de produção transmídia. Este trabalho sistematiza algumas contribuições da aplicação de um método de ensino de roteirização de reportagens

Magali Moser

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo regional, Jornal de Santa Catarina, Imprensa catarinense, Jornalismo FURB, 50 anos do Santa

O aniversário de 50 anos do Jornal de Santa Catarina, celebrado em 22 de setembro de 2021, motivou um momento de reflexão e discussão sobre o jornalismo profissional em Blumenau (SC), numa interação entre professores, estudantes, profissionais e a comunidade

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Planejamento Gráfico, Criação Visual, Aulas remotas, Sala de Aula Invertida, Ensino de Jornalismo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de aulas remotas das disciplinas de Planejamento Gráfico e Criação Visual do curso de Jornalismo da UFMT – Campus Araguaia, ocorridas no segundo semestre de 2021, durante a pandemia da Covid-19 no

Zanei Ramos Barcellos

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Inteligência artificial (IA), Algoritmos, Jornal laboratório

Embora já integrem muitas das atividades relacionadas às notícias, os algoritmos e os sistemas de inteligência artificial (IA) quase não se fazem presentes nos currículos de Jornalismo. Esta comunicação científica expõe como a inserção vem sendo feita e apresenta os

Galeria de imagens