21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

Sobre o evento

21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), ocorreu entre os dias 20 a 22 de abril, em Teresina (PI). Organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, com apoio da Universidade Estadual do Piauí, Faculdade R. Sá e Centro Universitário Estácio. Contou com 62 trabalhos apresentados, divididos em 6 grupos e, em cada um deles, um trabalho recebeu menção honrosa. No encontro, foi aprovada a Carte de Teresina, importante documento onde constam alguns compromissos para o próximo ano dentro da ABEJ. O Prêmio ABEJ foi entregue ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Anais do Evento

Paulo Pessôa Neto; Guilherme Carvalho

Pesquisa na Graduação

Fake News, Fact-checking, Cloroquina, Covid-19, Aos Fatos

Este estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Jornalismo no Centro Universitário Internacional- UNINTER. O trabalho tem como objetivo o uso de uma Análise de Cobertura Jornalística proposta por

Eduardo Alves Borges; Lisbeth Oliveira

Pesquisa na Graduação

Exposição hands-on, Pandemia, Comunicação, Extensão

O presente trabalho descreve o processo de organização e principais resultados teóricos e práticos da Exposição hands-on “Pandemia: Repensando a relação entre as pessoas e o espaço à sua volta”. A ação foi implementada pelos/as estudantes da turma 55 de ingressantes do

Alice de Sousa Batista; Alessandra Gomes Duarte Lima; Gabriela Pereira Melo

Pesquisa na Graduação

Telejornalismo, TV Anhanguera, Estágio Supervisionado, Atuação profissional, Graduação em Jornalismo,

Este é um relato de experiência do Estágio Supervisionado desenvolvido na TV Anhanguera em Gurupi, Tocantins, e teve como objetivo vivenciar e entender a prática na rotina produtiva da redação de TV.

Julia Carvalho Facca; Juliana Doretto

Pesquisa na Graduação

Adolescente negro, Adolescência, Jornalismo, Representação, Racismo

O objetivo deste trabalho é investigar a representação do adolescente negro em reportagens jornalísticas veiculadas em dois sites brasileiros. Como resultados, vimos que os jovens aparecem sobretudo como vítimas de violência e racismo, e suas vozes estão pouco presentes, em

Marina Dalton; Zanei Barcellos

Pesquisa na Graduação

Jornalismo, Redes sociais, Algoritmos, Inteligência artificial, Gatekeeping

Com o crescimento do consumo de conteúdos no ciberespaço e redes sociais, o jornalismo precisou se adaptar a esse novo ambiente. Este artigo realiza um estudo de caso com o Campus Multiplataforma, jornal laboratório digital da Faculdade de Comunicação da Universidade de

Marluce Zacariotti; Ingrid Assis; Sarah Melisa

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Projeto de Inovação, Ensino de jornalismo,Tecnologias digitais

Este trabalho apresenta e discute o Projeto de Inovação e Apoio Pedagógico ao Ensino de Jornalismo (Piapejor), desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), da Universidade Federal do Tocantins. Trata-se de uma proposta de inclusão de métodos de aprendizagem, estratégias,

Galeria de imagens