EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS NA REGIÃO NORTE

Esta pesquisa objetiva mapear a educação para as relações étnico-raciais (ERER) em currículos de cursos superiores de Jornalismo de universidades federais localizadas nas capitais do Norte do Brasil. Para isso, analisamos a versão mais recente dos projetos pedagógicos de curso (PPCs) e os respectivos ementários desses cursos de graduação.

O USO DO PERFIL JORNALÍSTICO E DO OBITUÁRIO COMO PRÁTICA DA MEMÓRIA

O texto apresenta o relato da experiência desenvolvida na disciplina Comunicação, Mídia e Memória, ofertada como optativa aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da UFPR no ano de 2024. A disciplina teve como propósito discutir as aproximações entre a Comunicação e Memória, tensionando a perspectiva da memória midiática e o entendimento da memória enquanto narrativa social.

PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO COMO TÉCNICA DE PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO

O artigo apresenta um modelo para utilização da pesquisa de desenvolvimento como técnica para a pesquisa aplicada em Jornalismo, destacando sua relevância na produção de artefatos jornalísticos. A pesquisa de desenvolvimento propõe um modelo metodológico que alia teoria e prática, promovendo a criação de produtos jornalísticos inovadores.

Redesenho da matriz curricular de um curso de jornalismo EaD: Desafios, limites e possibilidades

Este trabalho visa discutir teórica e metodologicamente a atualização curricular do curso de Jornalismo na modalidade à distância de uma universidade privada no interior do estado de Goiás. Buscou-se alinhar as boas práticas no que tange à construção dos currículos de cursos de Jornalismo no Brasil, a legislação vigente, e os desafios próprios da forma de oferta do curso bem com as mediações de interesses de diversas ordens, inclusive mercadológicos.

PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS PERPASSADAS PELO ESPAÇO GEOCULTURAL

Este relato apresenta a experiência de uma disciplina do curso de jornalismo da Unemat, ofertado em Rondonópolis-MT, com foco no jornalismo local e regional. O processo foi realizado a partir da inclusão das áreas das geografias da comunicação e da educomunicação em confronto com os estudos de cidades e regiões do IBGE e com o conhecimento deles sobre a realidade na qual estão inseridos.