PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS E JORNALÍSTICAS EM COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO
A proposta da disciplina “Projeto Interdisciplinar de Práticas Publicitárias e Jornalísticas
em Comunicação e Inovação” surgiu com o objetivo de integrar estudantes dos cursos de
Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em um
ambiente de aprendizado prático, interdisciplinar e reflexivo. Procurou-se estimular o
desenvolvimento de campanhas e estratégias comunicacionais, utilizando tecnologias
emergentes como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Realidade
Virtual (RV).
PESQUISAR-PARTICIPAR NA SALA DE AULA: EXPERIMENTAÇÕES DE INSERÇÃO DA ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS
O jornalismo, campo social e de conhecimento que historicamente se coloca
como defensor da democracia e promotor de cidadania, em suas configurações atuais de
produção e distribuição de notícias, reportagens, textos de opinião e demais formatos,
exclui do acesso à informação uma parcela grande da população brasileira: as pessoas
com deficiência
O ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA DISCIPLINA DE JORNALISMO MÓVEL NA UFRJ
Este relato de experiência apresenta casos de ensino de aplicação de Inteligência
Artificial para estudantes da disciplina Jornalismo Móvel, proferida pela professora
Alessandra de Falco, no curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro,
no primeiro semestre de 2024.
MEMÓRIAS BUROCRÁTICAS NO JORNALISMO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE JORNALISMO
Feito a partir de nossa pesquisa de doutorado
(Carvalho, 2021), propomos olhar para os documentos pelos seus conteúdos e a partir dele
compreender o que estes documentos dizem ser o jornalismo que se ensina, seus dilemas,
contradições, contratempos e questões gerais. Não tivemos a intenção, portanto, de
reconstruir o processo de tessitura dos documentos para além do contexto histórico geral
e daquilo que os próprios textos dizem.
EMPREENDEDORISMO EM JORNALISMO: METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO CURSO DE JORNALISMO DA PUCPR
A experiência aqui relatada descreve o desenvolvimento de projetos jornalísticos
empreendedores por estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR, na disciplina de
Projeto Experimental Inovador em Jornalismo (PEX), ofertada no 8º e último período
do curso.
DEZ ANOS DA FURB NA CONSOLIDAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO JORNALISMO EM SC
O estado Santa Catarina é destaque no movimento pela retomada da especificidade do
Jornalismo nas universidades brasileiras, cujo marco no século XXI foi a
homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em 2013 pelo Ministério
da Educação (MEC), além das iniciativas da Universidade Federal de Santa Catarina
(SC), como abertura do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJOR) em
2007.
COMPETÊNCIAS PARA A GERAÇÃO Z: O PAPEL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE JORNALISMO DA PUCPR
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em autores
como Christofoletti e Berger, o estudo analisa o impacto positivo da integração entre
teoria e prática no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Além
disso, o artigo discute o perfil da Geração Z, que busca uma aprendizagem dinâmica e
interdisciplinar, e evidencia como o curso de jornalismo da PUCPR atende às
necessidades dessa geração por meio de uma formação acadêmica e prática, que vai além
da sala de aula.
Projetos pedagógicos de jornalismo à luz dos saberes freirianos
Este artigo discute as estratégias comunicacionais e as práticas pedagógico-comunicacionais presentes em 23 projetos pedagógicos de cursos de Jornalismo, públicos e privados, nas cinco regiões do país, tendo como respaldo as recomendações das diretrizes curriculares e extensionistas para a contribuição com o desenvolvimento local e regional e a resolução de dilemas sociais. O referencial teóricometodológico fundado em Paulo Freire, Jesús Martín-Barbero e Milton Santos levou à aplicação dos métodos da análise documental e do mapa das mutações contemporâneas para perceber indicadores educomunicativos, dialógicos e mediadores na ação dos cursos em suas relações entre Comunicação, Educação e Geografia. A partir de quatro categorias (diálogo, gestão, participação e redes), a análise empreendida apontou para a existência de uma dimensão dialógico-cidadã latente nos projetos que impulsiona suas ações para a transformação sociocultural no território usado e no acontecer solidário.
Pós-fotografia e aprendizagem significativa no ensino da linguagem fotográfica
O presente trabalho tem como objetivo investigar a aprendizagem no ensino da linguagem fotográfica. A pesquisa teve início durante a experiência remota de ensino, imposta pela pandemia de Covid-19, que teve sua metodologia adaptada e influenciada pela pós-fotografia e pela mobgrafia, utilizando as câmeras de celulares como dispositivos fotográficos para as atividades práticas. O trabalho defende que a aproximação dos conteúdos da disciplina à prática cotidiana fotográfica do aluno, através do uso de smartphones, torna o processo de aprendizagem significativo e, consequentemente, mais eficaz, pois ocorre de forma substantiva e não-arbitrária.
Políticas de acessibilidade para estudantes PCDS na UFT: breve estudo para identificar o perfil do estudante PVC
Este artigo tem como objetivo traçar o perfil dos estudantes PcDs na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir de dados e observações pontuais, que foram obtidos nos anos de 2022-2023, na vigência do Projeto Inovajor, do curso de jornalismo, vinculado ao Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Constatou-se que 341 estudantes, de um total de 16.385, são categorizados como PcDs. A acessibilidade e a inclusão são temas importantes nas agendas públicas e tornaram-se um grande desafio, especialmente, para as instituições de ensino superior. A pesquisa mostrou que a maioria dos estudantes PcDs da UFT são do sexo masculino e de estados como Tocantins, Goiás e Pará. Concluiu-se, nesta etapa da pesquisa, que é preciso rever as estratégias de ensino e adaptar os planos pedagógicos, para atender as necessidades dos acadêmicos. A pesquisa também identificou as dificuldades enfrentadas em implementar políticas de inclusão.