EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS NA REGIÃO NORTE
Esta pesquisa objetiva mapear a educação para as relações étnico-raciais (ERER) em currículos de cursos superiores de Jornalismo de universidades federais localizadas nas capitais do Norte do Brasil. Para isso, analisamos a versão mais recente dos projetos pedagógicos de curso (PPCs) e os respectivos ementários desses cursos de graduação.
ENTREVISTA SIMULADA: USO DE REALIDADE VIRTUAL (VR) PARA PRÁTICA DE ENTREVISTAS JORNALÍSTICAS
Este relato de experiência narra uma dinâmica de simulação de entrevista jornalística, batizada de entrevista simulada, em que estudantes de Jornalismo da PUCPR utilizaram uma ferramenta de Realidade Virtual para interpretar fontes jornalísticas e ceder entrevistas a colegas de classe.
O USO DO PERFIL JORNALÍSTICO E DO OBITUÁRIO COMO PRÁTICA DA MEMÓRIA
O texto apresenta o relato da experiência desenvolvida na disciplina Comunicação, Mídia e Memória, ofertada como optativa aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da UFPR no ano de 2024. A disciplina teve como propósito discutir as aproximações entre a Comunicação e Memória, tensionando a perspectiva da memória midiática e o entendimento da memória enquanto narrativa social.
PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO COMO TÉCNICA DE PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO
O artigo apresenta um modelo para utilização da pesquisa de desenvolvimento como técnica para a pesquisa aplicada em Jornalismo, destacando sua relevância na produção de artefatos jornalísticos. A pesquisa de desenvolvimento propõe um modelo metodológico que alia teoria e prática, promovendo a criação de produtos jornalísticos inovadores.
Jogo da Cobertura: experiência de gamificação para ensino e avaliação de edição jornalística
O artigo relata a criação do Jogo da Cobertura, experiência de gamificação como estratégia didática para o ensino de planejamento de coberturas jornalísticas de uma situação de crise, conduzida no curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).
MEMÓRIAS BUROCRÁTICAS NO JORNALISMO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE JORNALISMO.
Este artigo analisa documentos curriculares do Jornalismo brasileiro entre 1962 e 2013, buscando compreender a “memória burocrática” presente neles. Essa memória se manifesta nas referências a documentos anteriores, nas decisões passadas e nas preocupações que persistem.
Redesenho da matriz curricular de um curso de jornalismo EaD: Desafios, limites e possibilidades
Este trabalho visa discutir teórica e metodologicamente a atualização curricular do curso de Jornalismo na modalidade à distância de uma universidade privada no interior do estado de Goiás. Buscou-se alinhar as boas práticas no que tange à construção dos currículos de cursos de Jornalismo no Brasil, a legislação vigente, e os desafios próprios da forma de oferta do curso bem com as mediações de interesses de diversas ordens, inclusive mercadológicos.
ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DO CURSO DE JORNALISMO DA ECA-USP: ANOS INICIAIS (1967-1972)
O presente trabalho busca analisar a evolução da grade curricular do curso de Jornalismo da ECA-USP nos primeiros anos da instituição e do curso, entre 1967 e 1972. Para isso, baseia-se em uma pesquisa em desenvolvimento que toma como base todas as grades curriculares do curso desde a sua criação até a contemporaneidade.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, PROJETO PEDAGÓGICO E EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO: UM RELATO
A proposta desse trabalho é apresentar o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo do departamento de Comunicação da PUC-Rio, implantado em 2023, com a matriz curricular adequada ao processo de curricularização da extensão na graduação.
PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS PERPASSADAS PELO ESPAÇO GEOCULTURAL
Este relato apresenta a experiência de uma disciplina do curso de jornalismo da Unemat, ofertado em Rondonópolis-MT, com foco no jornalismo local e regional. O processo foi realizado a partir da inclusão das áreas das geografias da comunicação e da educomunicação em confronto com os estudos de cidades e regiões do IBGE e com o conhecimento deles sobre a realidade na qual estão inseridos.