Projetos pedagógicos de jornalismo à luz dos saberes freirianos
Este artigo discute as estratégias comunicacionais e as práticas pedagógico-comunicacionais presentes em 23 projetos pedagógicos de cursos de Jornalismo, públicos e privados, nas cinco regiões do país, tendo como respaldo as recomendações das diretrizes curriculares e extensionistas para a contribuição com o desenvolvimento local e regional e a resolução de dilemas sociais. O referencial teóricometodológico fundado em Paulo Freire, Jesús Martín-Barbero e Milton Santos levou à aplicação dos métodos da análise documental e do mapa das mutações contemporâneas para perceber indicadores educomunicativos, dialógicos e mediadores na ação dos cursos em suas relações entre Comunicação, Educação e Geografia. A partir de quatro categorias (diálogo, gestão, participação e redes), a análise empreendida apontou para a existência de uma dimensão dialógico-cidadã latente nos projetos que impulsiona suas ações para a transformação sociocultural no território usado e no acontecer solidário.
Pós-fotografia e aprendizagem significativa no ensino da linguagem fotográfica
O presente trabalho tem como objetivo investigar a aprendizagem no ensino da linguagem fotográfica. A pesquisa teve início durante a experiência remota de ensino, imposta pela pandemia de Covid-19, que teve sua metodologia adaptada e influenciada pela pós-fotografia e pela mobgrafia, utilizando as câmeras de celulares como dispositivos fotográficos para as atividades práticas. O trabalho defende que a aproximação dos conteúdos da disciplina à prática cotidiana fotográfica do aluno, através do uso de smartphones, torna o processo de aprendizagem significativo e, consequentemente, mais eficaz, pois ocorre de forma substantiva e não-arbitrária.
Políticas de acessibilidade para estudantes PCDS na UFT: breve estudo para identificar o perfil do estudante PVC
Este artigo tem como objetivo traçar o perfil dos estudantes PcDs na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir de dados e observações pontuais, que foram obtidos nos anos de 2022-2023, na vigência do Projeto Inovajor, do curso de jornalismo, vinculado ao Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Constatou-se que 341 estudantes, de um total de 16.385, são categorizados como PcDs. A acessibilidade e a inclusão são temas importantes nas agendas públicas e tornaram-se um grande desafio, especialmente, para as instituições de ensino superior. A pesquisa mostrou que a maioria dos estudantes PcDs da UFT são do sexo masculino e de estados como Tocantins, Goiás e Pará. Concluiu-se, nesta etapa da pesquisa, que é preciso rever as estratégias de ensino e adaptar os planos pedagógicos, para atender as necessidades dos acadêmicos. A pesquisa também identificou as dificuldades enfrentadas em implementar políticas de inclusão.
O ensino do empreendedorismo no jornalismo: desafios e propostas metodológicas
Este trabalho discute o ensino do jornalismo empreendedor no Brasil, a partir do que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais, considerando os desafios impostos e os reflexos do tema na produção discente. Mapeamos trabalhos apresentados por estudantes no Intercom Júnior e no Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo e também pesquisamos o tema no repositório dos eventos da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo e na Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo. A partir disso, exploramos propostas metodológicas para abordar o empreendedorismo em sala de aula, com destaque para o desenvolvimento de estudos de caso, no intuito de apresentar diferentes modelos de negócio, e a adoção do business model canvas como ferramenta para projetar novas ações.
O currículo nos cursos de graduação em jornalismo na modalidade ead: uma revisão de literatura
O artigo busca reunir os resultados encontrados por meio de uma busca integrada nos artigos científicos, dissertações e teses que abordam a temática do “currículo nos cursos de graduação em jornalismo ofertados na modalidade EaD”. Com base nos resultados e, respeitando o recorte dos últimos cinco anos, oa dados foram agrupados em quatro grandes categorias, envolvendo as temáticas “educação e comunicação”, “educação, ensino EaD e tecnologia”, “jornalismo e currículo”, além de “educação no Ensino Superior”. Como destaque das buscas, pode-se elencar a fragilidade da temática envolvendo a construção do currículo para ensino de jornalismo na modalidade EaD, mesmo frente ao crescente aumento desse formato educacional.
Fotografar a feira livre como estratégia pedagógica no ensino de fotojornalismo
O texto analisa o relato de discentes de fotojornalismo sobre a experiência de fotografar na feira livre e sua importância no processo de ensino/aprendizagem do conteúdo. Após a vivência, os estudantes responderam a um formulário sobre sua experiência na feira, depoimentos estes que foram analisados utilizando uma abordagem qualitativa, através de recorrência de termos e categorização das experiências. Os aprendizes destacaram a importância das interações humanas e das histórias por trás de cada cena capturada. Apesar dos desafios enfrentados, como dificuldades técnicas e de abordagem, fotografar na feira livre demonstrou ser uma estratégia pedagógica valiosa, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de jornalismo.
Formação em fluxo: a produção de materiais em vídeo de comunicação pública da ciência como estratégia de qualificação de jornalistas
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a comunicação pública da ciência envolve a produção de materiais informativos por estudantes de graduação em projetos de treinamento profissional, modalidade de bolsas de graduação em que alunos e alunas entram em campo com o universo da prática no ambiente universitário. Apresenta-se alguns resultados de projeto de capacitação realizado no âmbito da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, em que as redes sociais digitais da universidade foram campo de qualificação de discentes de Jornalismo e, simultaneamente, de desenvolvimento de novos formatos, vínculos e expertises para a popularização do conhecimento produzidos nas instituições de ensino superior.
Espaços para apreender o ofício: formação de jornalistas a partir da participação em oficinas e grupos de pesquisa
Princípios orientadores para a formação de jornalistas profissionais no ensino superior, as Diretrizes Curriculares, propostas em 2009 e publicadas em 2013, definem seis eixos formativos, salientando ainda a importância das atividades laboratoriais e do estágio, agora componente curricular obrigatório. Mais recente, a curricularização da extensão universitária evidenciou a importância do protagonismo discente na realização de atividades em diálogo com a sociedade. A proposta deste relato é descrever experiências de participação de docentes e estudantes de Jornalismo em grupos de pesquisa e em oficinas articuladas a partir deles como espaço fundamental para apreender o ofício do Jornalismo entendido como uma atividade de transformação social, comprometida com a cidadania.
A formação em jornalismo: os desafios da especificidade do campo e as exigências do mercado
Este trabalho reflete sobre a tensão que emerge periodicamente entre os formuladores de currículos em jornalismo que tentam conciliar a especificidade do campo com as atuais demandas do mercado de trabalho jornalístico, cada vez mais multidisciplinar. Esse desafio tem se mostrado mais acirrado nos últimos anos em razão de um cenário de precarização das condições de trabalho e da exigência de habilidades e competências múltiplas que avançam para as atividades tradicionais do relações públicas, do publicitário, do marketing e da administração. Nesta pesquisa, mostraremos a realidade do mercado de trabalho goiano captado por meio de entrevistas em profundidade com diversos profissionais. Jornalistas que atuam em diferentes áreas, veículos e inseridos em diferentes relações de trabalho descrevem seus desafios e oportunidades, em um cenário fortemente afetado pelas transformações digitais no âmbito da comunicação.
A aprendizagem interdisciplinar e colaborativa na educação interprofissional nas disciplinas projetuais no curso de jornalismo da PUCPR
O presente relato de experiência apresenta os resultados da implantação de um eixo projetual no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PCPR). A pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação que envolveu os professores do curso neste processo. Apresenta-se quatro etapas desta implantação que foi fundamentada em uma aprendizagem interdisciplinar e interprofissional. Dos resultados encontrados é possível afirmar que as disciplinas projetuais representam uma abordagem inovadora e essencial para formação do futuro jornalista que terá que enfrentar desafios complexos. Essa abordagem promove aprendizagem significativa e prepara os estudantes para trabalhar em equipes multidisciplinares.