Quais teorias do jornalismo? uma análise de ementas da disciplina na graduação

A pesquisa que se apresenta propõe como questão central analisar quais saberes e conteúdos tem sido mobilizados nas disciplinas de Teorias do Jornalismo de 25 instituições do território nacional, através de uma análise da caráter documental das ementas, bibliografias e matrizes curriculares destas disciplinas. Neste sentido, interessa conhecer melhor a oferta das unidades curriculares que tratam de Teorias do Jornalismo, a fim de entender se a disciplina reflete o que é teoria do jornalismo e se ela está adequada ao que propõe a bibliografia. Para isso, recorre-se à Análise de Conteúdo sobre o os documentos selecionados. Como resultados, pôde-se aferir que há tendências de se valorizar estudos específicos sobre o Jornalismo por meio da oferta das disciplinas de Teorias de Jornalismo nos curso de graduação, e não apenas apresentá-los junto aos estudos teóricos da Comunicação, apesar da carga horária pouco representativa das disciplinas. Porém, 56% dos cursos não citam quais teorias são estudadas ou citam de forma genérica!

O cidadão lúcio flávio pinto vive sua ética de jornalista

A experiência é para ser desenvolvida com alunos de jornalismo. É um trabalho de leitura crítica das ações e da memória dos jornalistas Cláudio Abramo e Lúcio Flavio Pinto. Da obra do diretor de redações, editor e repórter Cláudio Abramo A Regra do Jogo: O Jornalismo e a Ética do Marceneiro ( São Paulo, Companhia das Letras, 1988) destacamos a afirmação: “A ética do jornalista é a ética do cidadão”. Perplexidade corporativista: como assim? O jornalista Lúcio Flávio Pinto, sociólogo, escritor, redator único do “Jornal Pessoal” (1988-2019) apoiado pelos leitores, sem publicidade, comprovou o que é isso.. Criou o jornal para veicular a reportagem sobre o assassinato do advogado Paulo Fonteles, assunto silenciado na grande imprensa. Continuou com o “Jornal Pessoal” ao descobrir censura e violência para notícias de interesse público. Foram 534 números do “Jornal Pessoal” de 1987 a 1913 arquivados em https://ufdc.ufl.edu/AA00005008/00001/1j

Jornalismo, comunicação e democracia: Configurações de uma pesquisa em movimento

O propósito deste Relato de Experiência é descrever sinteticamente o processo de constituição de um projeto de pesquisa de longa duração, assinalando os elementos que o antecederam, as etapas já desenvolvidas, o quadro atual e o cenário das perspectivas do estudo. O projeto, cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), leva o título de “Jornalismo, comunicação e democracia: o espaço público em tempos de convergências midiáticas e na perspectiva do Estado Democrático de Direito”, atualmente em sua etapa III. Tem interesse em discutir o papel que o jornalismo exerce e/ou deveria exercer na promoção da sociabilidade a partir da qualidade do conteúdo informativo disponibilizado ao público. Considera que determinadas práticas da imprensa produzem distorção dos princípios jornalísticos, sendo razão relevante para o estado de crise que se instalou no campo.

Gordofobia no jornalismo: análise da repercussão da reportagem produzida pelo jornalista césar tralli nos anos 90

O presente artigo analisa a repercussão da reportagem produzida pelo jornalista César Tralli nos anos 90 considerada gordofóbica. O objetivo geral da pesquisa é analisar as características da repercussão da reportagem em dez veículos de comunicação distintos e os objetivos específicos visam verificar a abordagem dos veículos ao repercutir esse assunto e compreender como a “memória” da internet possibilitou a retomada desse conteúdo, acendendo o debate sobre o assunto. Como resultado, pode-se destacar a forte presença da figura do jornalista César Tralli e a limitação dos veículos a noticiar a repercussão da reportagem, excluindo reflexões sobre gordofobia e debates sobre esse preconceito. Foram analisadas notícias publicadas entre os dias 21 e 23 de julho de 2020, a partir da metodologia de Análise de Conteúdo.

A democracia e a cidadania nas teorizações do jornalismo: análise de livros da disciplina teorias do jornalismo dos cursos das UFS do centro-oeste

Este artigo, resultante de tese de doutorado, aborda a institucionalização da disciplina Teorias do Jornalismo nos currículos dos bacharelados em Jornalismo no Brasil, com a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Este estudo visa analisar os conceitos de democracia e de cidadania enquanto fundamentos das práticas jornalísticas e da legitimação do campo acadêmico, segundo uma inter-relação com as teorias do jornalismo. O objetivo é analisar como os livros em comum, indicados na bibliografia da disciplina Teorias do Jornalismo constante nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Jornalismo das Universidades Federais (UFs) do Centro-Oeste, abordam a democracia e a cidadania. Analisou-se cinco livros indicados na disciplina Teorias do Jornalismo. Os resultados apontam para uma abordagem tangencial sobre a democracia e a cidadania nos livros analisados, o que indica um tratamento superficial desses dois conceitos na literatura de referência sobre as teorias do jornalismo.

Antes longe era distante; hoje lá trás dos montes, den de casa, camará”: considerações a respeito das transformações resultantes da visibilidade mediada

Este artigo discute a relação entre comunicação e a globalização, analisando as transformações decorrentes desses dois fenômenos. O argumento central é que a globalização das comunicações – e suas evoluções tecnológicas – permitiu que a mídia desempenhasse um papel importante na promoção de debates públicos e, consequentemente, na busca de mudanças na sociedade, ao possibilitar maior visibilidade aos cidadãos. Para embasar essa discussão, utilizamos os conceitos de visibilidade e sociedade em rede propostos pelos pesquisadores Thompson e Castells, respectivamente. Por fim, entende-se que tal visibilidade trouxe ferramentas para que os cidadãos não só se informassem sobre assuntos variados mundo afora, como também fizessem uso das mídias comunicacionais para exercerem a cidadania, reivindicando seus direitos e buscando solucionar problemas no meio onde estão inseridos.

Para uma análise cultural da comunicação midiática na contemporaneidade: breves apontamentos sobre a questão do popular no telejornalismo local

Este texto propõe alguns apontamentos para uma análise cultural do
telejornalismo tendo-se como referência telejornais da Rede Globo Nordeste e
Rede Bahia de Televisão, afiliada do conglomerado Globo. O propósito é
analisar a inserção de demandas populares e do cotidiano urbano em telejornais
da marca Globo, considerando-se que questões como essas ocupam espaço
significativo na programação noticiosa das televisões locais, seguindo modelo
adotado pelo jornalismo de rede.

O Jornalismo e sua relação com argumentos retóricos e persuasivos

Este artigo busca refletir sobre a proximidade entre jornalismo e argumentos
retóricos, partindo do princípio de que todo texto jornalístico depende de algum
procedimento retórico para persuadir o “auditório” (leitor). Para isso, tem-se como
apoio teórico o “Tratado de Argumentação – Nova Retórica”, de Chaim Perelman
(1999), pioneiro no resgate e reabilitação no conceito proposto por Aristóteles e
autores contemporâneos. Assim, pretende-se compreender a contribuição da retórica
para o discurso jornalístico.