A pesquisa que se apresenta propõe como questão central analisar quais saberes e conteúdos tem sido mobilizados nas disciplinas de Teorias do Jornalismo de 25 instituições do território nacional, através de uma análise da caráter documental das ementas, bibliografias e matrizes curriculares destas disciplinas. Neste sentido, interessa conhecer melhor a oferta das unidades curriculares que tratam de Teorias do Jornalismo, a fim de entender se a disciplina reflete o que é teoria do jornalismo e se ela está adequada ao que propõe a bibliografia. Para isso, recorre-se à Análise de Conteúdo sobre o os documentos selecionados. Como resultados, pôde-se aferir que há tendências de se valorizar estudos específicos sobre o Jornalismo por meio da oferta das disciplinas de Teorias de Jornalismo nos curso de graduação, e não apenas apresentá-los junto aos estudos teóricos da Comunicação, apesar da carga horária pouco representativa das disciplinas. Porém, 56% dos cursos não citam quais teorias são estudadas ou citam de forma genérica!