DESAFIOS NO ENSINO DO FAZER JORNALÍSTICO: RELATO DA PRODUÇÃO DO PROGRAMA “PONTO DA NOTÍCIA”
Este texto tem como objetivo apresentar a experiência de ensino da produção
em radiojornalismo para estudantes do segundo ano do curso de Jornalismo da
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS: COLABORAÇÕES DO EAD PARA A AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA DO JORNALLABORATÓRIO MARCO ZERO
O presente relato tem por finalidade apresentar o processo de ampliação da abrangência
territorial do jornal-laboratório Marco Zero, do curso de bacharelado em jornalismo do Centro
Uninter, com o ingresso das colaborações dos alunos da modalidade EaD.
A PRÁTICA LABORATORIAL INTEGRADA: APONTAMENTOS SOBRE A VIRADA EDITORIAL E PEDAGÓGICA DA CURINGA
Este artigo aborda a experiência pedagógica das autoras com a Curinga, revista-laboratório do
curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir da implantação da
disciplina “Laboratório Integrado II: Grande Reportagem” na nova matriz curricular,
desenvolvida com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), e da virada editorial
aí envolvida.
PRÁTICAS LABORATORIAIS CONTEMPORÂNEAS: DESAFIOS DE ENGAJAMENTO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Busca-se entender os desafios
enfrentados no processo de unificação das práticas laboratoriais do curso de
Jornalismo da Universidade Estácio de Sá – Niterói levado a cabo em 2019. O
estudo das caraterísticas das gerações, para além das listas estanques; e do perfil do jornalista
brasileiro, para além da frieza dos dados estatísticos, pode fornecer pistas para superar as
dificuldades no cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais e, especificamente, no
engajamento dos discentes no planejamento, execução de atividades laboratoriais que, na
prática, os diferenciem dos simples internautas das redes sociais, blogueiros, youtubers e
influenciadores digitais.
A IMPORTÂNCIA DO FOTOJORNALISMO EM TEMPOS DE (DES)INFORMAÇÃO – DE LEWIS HINE A UMBERTO ECO
O fotojornalismo desde sua descoberta é questionado como seguimento artístico e em sua
veracidade na captura da imagem. Alguns autores chegam a afirmar que essa forma de
documentação está morta. Portanto, esse trabalho busca mostrar que a fotografia, além de ser
arte, está mais viva do que muitos acreditam, com inúmeras possibilidades para documentação,
e que a cada dia ressurge como uma fênix, pronta para travar novas batalhas.
FACTUAL900: UMA REVISTA DIGITAL MULTIMÍDIA E MULTIPLATAFORMA FEITA POR E PARA ALUNOS(AS) DO PRIMEIRO ANO DE JORNALISMO
Este relato registra os aprendizados e desafios do processo de construção e veiculação da
Factual900, uma revista jornalística multimídia e multiplataforma criada no âmbito da disciplina
Jornalismo em Ambientes Digitais, oferecida no primeiro ano de Jornalismo da Faculdade Cásper
Líbero.
O TCC ADAPTADO AOS TEMPOS DE PANDEMIA: O PODCAST SUBSTITUI O DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL
A pandemia prejudicou especialmente o ensino laboratorial de telejornalismo, historicamente
presencial, em que os alunos tem acesso à prática por meio de exercícios de realização do
telejornal e dos formatos pelos quais a notícia se apresenta de forma audiovisual, como a
reportagem e o documentário. Da mesma forma, o trabalho de conclusão de curso pensado no
formato de documentário ou de reportagem especial enfrentou as barreiras definidas pelo
fechamento dos laboratórios, cancelamento da retirada de equipamentos para gravação e edição
e, também, pela impossibilidade de encontrar, presencialmente, as fontes a serem entrevistadas.
Sendo assim, o presente trabalho – sobre casos de feminicídio no Piauí – foi adaptado para o
formato de Podcast, com gravações realizadas pelo WhatsApp, utilizando-se, por fim, os estúdios
da Rádio Universitária 96,7 para a gravação dos offs da orientanda.
O ENSINO DE JORNALISMO EM TEMPOS DE INFODEMIA: A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA ENQUANTO PRÁTICA ACADÊMICA
O projeto que serve de relato
de experiência foi desenvolvido segundo a metodologia do programa
EducaMídia, vinculado ao Instituto Palavra Aberta e que conta com o apoio do
Google.org. Nesse sentido, a
turma de Seminários Integrados em Jornalismo de 2021.1 aceitou o desafio de mergulhar na
metodologia do programa EducaMídia e preparar produtos jornalísticos em texto, áudio e vídeo
para conscientizar a audiência sobre a importância da educação midiática no combate à
desinformação, à discriminação, ao cyberbullying e a problemas advindos do contexto
pandêmico.
REVISTA MARITACA: ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROCESSO INTERDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA
O objetivo deste relato é compartilhar aprendizados conquistados no processo de produção da
revista temática Maritaca.
PRODUÇÃO LABORATORIAL DE E-BOOKS: A EXPERIÊNCIA DA SÉRIE “JORNALISMO POTIGUAR”
Neste relato apresentamos uma experiência didática realizada no curso de Jornalismo da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os anos de 2016 e 2019. Tal
experimentação resultou na concepção da série “Jornalismo Potiguar”, um conjunto de e-books
que reúne entrevistas realizadas pelos discentes, visando à recuperação de histórias e memórias
da imprensa daquele Estado.