DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUARENTENA: OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DO PODCAST FALA, CIENTISTA! EM CONTEXTO PANDÊMICO
O presente relato tem por objetivo apresentar as dificuldades da produção do podcast de
divulgação científica Fala, Cientista!, produzido pela Agência Escola de Comunicação Pública e
Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná.
“ECO+”: TEORIA, CRÍTICA E PRÁTICA NA PRODUÇÃO DE NOTICIÁRIO EM TV
A proposta é relatar a experiência da disciplina Produção de noticiário em TV, ministrada no
segundo semestre de 2019, na Escola de Comunicação da UFRJ. A metodologia de ensino foi
baseada na interseção da teoria e prática, visando a transmissão de um conhecimento analítico,
crítico e, também, propositivo.
TRAGA A NOTÍCIA DA SUA RUA: O JORNAL LABORATÓRIO PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE
O objetivo do presente relato é compartilhar a experiência do Jornal da Facom – Edição
Especial Bairros (2019.2).
JORNAL-LABORATÓRIO ARROCHA: OLHAR HUMANIZADO E CONTEXTUALIZAÇÃO
O jornal-laboratório Arrocha, produzido de forma interdisciplinar e curricular no curso de
Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2010, completou 10 anos de
existência e 40 edições publicadas em 2020, configurando-se uma experiência acadêmica
voltada para a humanização do relato jornalístico e contextualização de temáticas caras ao
município de Imperatriz, o segundo maior do estado. Além de detalhar as formas de produção,
atentas aos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo
(DCN’s), este relato de experiência reflete, a partir de autores que discutem a humanização
(MEDINA, IJUIM) e a contextualização (SODRÉ), sobre quais são as vantagens pedagógicas de
se produzir um jornal-laboratório com edições temáticas semestrais para a formação plural dos
futuros repórteres
TELEJORNALISMO LABORATÓRIO ESPM NO AR: NA ERA DA CONVERGÊNCIA
Este relato trata da experiência de cinco anos de ensino e incentivo à produção jornalística na
disciplina Produção Jornalística e Edição em TV II, no curso de Jornalismo na ESPM-SP, diante
do desafio da convergência midiática.
BETA REDAÇÃO: CINCO ANOS DE PRÁTICA MULTIPLATAFORMA EM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL
Este relato de experiência apresenta a Beta Redação, projeto de jornalismo multiplataforma
produzido em laboratório experimental no último semestre dos Cursos de Jornalismo da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo e Porto Alegre). A Beta Redação foi
elaborada a partir da escuta de alunos, egressos e professores, movida inicialmente pelo debate
das novas diretrizes curriculares nacionais.
O PRINCÍPIO DA CONVERGÊNCIA NA PRODUÇÃO DA REVISTA VENTOS
O presente Relato de Experiência diz respeito à implantação da revista digital Ventos, sob o
slogan de Redemoinhos da Informação. Esta produção laboratorial se propõe a estabelecer uma
efetiva interação entre teoria e prática, preocupando-se com o processo completo da produção
da notícia, no contato com a realidade social, fundamentalmente da região mato-grossense do
Araguaia, em sua diversidade e complexidade.
LUTA CONTÍNUA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO EXPERIMENTAL EM MESTRADO PROFISSIONAL EM JORNALISMO
Frequentes em cursos de graduação, ainda são raras as disciplinas laboratoriais em cursos de
pós-graduação em jornalismo. Este relato apresenta a experiência de criação e implantação da
disciplina “Laboratório de Intervenção e Experimentação Jornalística”, parte obrigatória da
formação dos alunos e pesquisadores do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM
– Centro Universitário. . O relato discute os potenciais e limites da experiência, considerando
a transposição das habilidades aprendidas coletivamente nos projetos individuais de pesquisa
dos alunos, o ritmo de negociação com parceiros e a publicação do protótipo desenvolvido.
LITERACIAS PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL JORNALÍSTICA NA ERA DA CONVERGÊNCIA DIGITAL
O ensino da produção jornalística audiovisual precisa acompanhar as mudanças impactadas
pelas tecnologias digitais, as quais incidem sobre as rotinas de produção e o perfil dos
jornalistas. Este relato tem como objetivo trazer discussões sobre os desafios enfrentados pelos
docentes e discentes no ensino e aprendizagem da teoria e prática do jornalismo audiovisual em
tempos de convergência digital.
REVISTA E SITE DUMELA COMO FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS NA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Este relato narra as atividades do Núcleo de Estudos Étnicos-Raciais (NERA) na Escola de
Comunicação do Centro Universitário FIAMFAAM ao longo de quase quatro anos na prática da
educação antirracista, principalmente com a criação da revista e do site Dumela, que agrega
alunos e professores em suas ações tendo como base as diretrizes da lei 10.639/2003.