ÉTICA NO JORNALISMO: Ensinando a partir de práticas positivas

O presente relato apresenta os objetivos e aspectos gerais da produção do site
Ética no Jornalismo, realizado pelas turmas da disciplina Ética e Jornalismo,
do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), durante o primeiro e
segundo semestre de 2017.

AS COLETIVAS DE IMPRENSA COMO UM DISPOSITIVO DE INTERAÇÃO ENTRE JORNALISMO E FONTES: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRESENTAÇÃO DA DENÚNCIA CONTRA O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

O esforço apresenta a reflexão de como o Ministério Público Federal se apropria da entrevista
coletiva como estratégia para pautar os jornalistas e o debate público sobre as denúncias contra
o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tal, há
observação do vídeo exibido pela Globo News diretamente da entrevista coletiva e na sequência
descreve a atuação dos promotores públicos e dos jornalistas que compareceram ao evento. A
busca por entender a entrevista coletiva como um dispositivo cercado de regras tanto para o
jornalismo como para os assessores e fontes. Entender e seguir tais regras oferece condições de
entrada nas coberturas midiáticas.

O QUE É JORNALISMO, QUEM É JORNALISTA E A QUEM CABE O SIGILO DE FONTE?

O establishment jornalístico enfrenta uma crise de identidade. O ingresso de novos atores
sociais na Web está minando o protagonismo dos jornalistas na produção e difusão de
informações. Borraram-se as fronteiras entre quem é e quem não é jornalista Este artigo
alimenta o debate a partir de dois episódios. O primeiro ocorrido nos Estados Unidos, quando o
The New York Times corrigiu uma matéria para atender ao pedido de uma ativista que queria
ser citada como jornalista. O outro caso se deu no Brasil, quando o juiz Sergio Moro,
responsável pela Operação Lava Jato, negou o direito ao sigilo de fonte ao blogueiro Eduardo
Guimarães, mas retrocedeu após queixas de entidades de jornalismo. Afinal, o que é jornalismo
e quem está autorizado a exercê-lo?

UMA ANÁLISE DA CRIAÇÃO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL

Segundo Melo (1977), o primeiro curso de jornalismo no Brasil, criado na década
de 1940, teve como objetivo a melhoria dos salários de jornalistas-redatores do serviço
público com a formação de nível superior. Neste contexto, este artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em
instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica que se
estabelecem entre os cursos e tem como objetivo compreender a expansão do curso de
Jornalismo no Brasil nos últimos anos.