PROGRAMA RADIOFÔNICO SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO JORNALISTA ESPORTIVO
: O relato de experiência trata da produção ‘Especial Olimpíadas: Programa Especial
sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro’, veiculada em 2016 pela Rádio USP FM no espaço
dedicado ao programa Universidade 93,7.
UMA JORNADA DE EMERGÊNCIAS: Mediações culturais em utopias realistas
O presente artigo propõe reflexões sobre experiências representativas da produção acadêmica
Jornada das Utopias, realizada pelos curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica
de Minas Gerais. Objetiva-se compreender formas enunciativas operadas por esse grupo que desafiam
perspectivas hegemônicas de comunicação.
DISPOSITIVOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS ALIADOS AO PERCURSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO: O PAPEL INTEGRATIVO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Discutimos neste artigo a contribuição das chamadas atividades complementares no percurso de
graduandos em Jornalismo contextualizadas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais que
vigoram no Brasil desde 2015.
BASTIDORES DE PRODUÇÃO DA SÉRIE “MESTRES DA REPORTAGEM”: UM DEBATE COM A SOCIEDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO MAIS NOBRE DO JORNALISMO
“Mestres da Reportagem” é uma série de livros produzida por estudantes de jornalismo de
diferentes instituições de ensino do Brasil. O presente relato aborda a trajetória da série que
começou com um livro, lançado em 2012, vinculado a uma das disciplinas do curso de
jornalismo da extinta Faculdade do Povo, em São Paulo (FAPSP). Em 2015, a obra foi
transformada em série, ampliando o leque de coautores.
I SIMPÓSIO CATARINENSE DE PEDAGOGIA DO JORNALISMO: CAMINHOS PARA FORTALECER A QUALIDADE DO ENSINO DE JORNALISMO
Este trabalho objetiva detalhar a experiência pedagógica ocorrida no I Simpósio Catarinense de
Pedagogia do Jornalismo. Realizado como atividade de extensão, o evento ocorreu entre 19 e 22
de novembro de 2019 e visou proporcionar à comunidade interna e externa da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) a reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino superior,
especialmente quando da graduação em Jornalismo.
BRASIL REPÓRTER: GRANDE REPORTAGEM NA TELEVISÃO
O programa Brasil Repórter, desenvolvido como projeto de extensão na Uninter,
busca proporcionar aos alunos uma imersão nos processos jornalísticos
inerentes à produção de televisão, dando a eles a oportunidade de expandir uma
temática para muito além do cronometrado tempo de duração das reportagens
de TV.
Rádio Ponto UFSC – o papel da extensão na articulação com o ensino e a pesquisa em radiojornalismo na UFSC
Este trabalho apresenta e reflete o projeto de extensão Rádio Ponto UFSC e suas articulações
com ensino e pesquisa no âmbito do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em
Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. . A proposta do projeto da webemissora, que em setembro de 2017
completa 18 anos no ar, é possibilitar experimentação e prática radiojornalística aos estudantes
e, de forma integrada, extensão universitária, ao informar e disseminar conhecimento à
sociedade, bem como contribuir com a pesquisa por meio da articulação com a pós-graduação.
OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO EM ESCOLAS DE COMUNIDADES PERIFÉRICAS EM CURITIBA
O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) é um projeto de extensão do curso de
Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que desenvolve oficinas de
educomunicação em duas escolas públicas de Curitiba (PR), com o intuito de promover o
empoderamento comunicacional e social de adolescentes de zonas vulneráveis da cidade.
A LAJE, O JORNAL DO POVO NA RUA
O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) é um projeto de extensão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que desenvolve no âmbito da Comunicação Popular o jornal impresso A Laje, em parceria com o Movimento Nacional de População de Rua (MNPR). A proposta do projeto é ser um veículo de comunicação produzido para e sobre a população em situação de rua, com a participação direta dos leitores e pautas que atendam a interesses e necessidades dessa comunidade.
Por que humanizar o jornalismo audiovisual? Um relato da experiência no projeto de extensão da Sala de Notícias da PUCPR
O projeto de humanização jornalística – desenvolvido na Sala de Notícias do curso de
Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – busca trazer à tona temas
complexos de forma contextual e sensível por meio da narrativa audiovisual. Trata-se de um
projeto de extensão em andamento que visa a pesquisa-ação (DIONNE, 2007; THIOLLENT,
2011) e reúne 15 estudantes da graduação, em contraturno.