UMA JORNADA DE EMERGÊNCIAS: Mediações culturais em utopias realistas

O presente artigo propõe reflexões sobre experiências representativas da produção acadêmica
Jornada das Utopias, realizada pelos curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica
de Minas Gerais. Objetiva-se compreender formas enunciativas operadas por esse grupo que desafiam
perspectivas hegemônicas de comunicação.

BASTIDORES DE PRODUÇÃO DA SÉRIE “MESTRES DA REPORTAGEM”: UM DEBATE COM A SOCIEDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO MAIS NOBRE DO JORNALISMO

“Mestres da Reportagem” é uma série de livros produzida por estudantes de jornalismo de
diferentes instituições de ensino do Brasil. O presente relato aborda a trajetória da série que
começou com um livro, lançado em 2012, vinculado a uma das disciplinas do curso de
jornalismo da extinta Faculdade do Povo, em São Paulo (FAPSP). Em 2015, a obra foi
transformada em série, ampliando o leque de coautores.

I SIMPÓSIO CATARINENSE DE PEDAGOGIA DO JORNALISMO: CAMINHOS PARA FORTALECER A QUALIDADE DO ENSINO DE JORNALISMO

Este trabalho objetiva detalhar a experiência pedagógica ocorrida no I Simpósio Catarinense de
Pedagogia do Jornalismo. Realizado como atividade de extensão, o evento ocorreu entre 19 e 22
de novembro de 2019 e visou proporcionar à comunidade interna e externa da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) a reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino superior,
especialmente quando da graduação em Jornalismo.

BRASIL REPÓRTER: GRANDE REPORTAGEM NA TELEVISÃO

O programa Brasil Repórter, desenvolvido como projeto de extensão na Uninter,
busca proporcionar aos alunos uma imersão nos processos jornalísticos
inerentes à produção de televisão, dando a eles a oportunidade de expandir uma
temática para muito além do cronometrado tempo de duração das reportagens
de TV.

Rádio Ponto UFSC – o papel da extensão na articulação com o ensino e a pesquisa em radiojornalismo na UFSC

Este trabalho apresenta e reflete o projeto de extensão Rádio Ponto UFSC e suas articulações
com ensino e pesquisa no âmbito do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em
Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. . A proposta do projeto da webemissora, que em setembro de 2017
completa 18 anos no ar, é possibilitar experimentação e prática radiojornalística aos estudantes
e, de forma integrada, extensão universitária, ao informar e disseminar conhecimento à
sociedade, bem como contribuir com a pesquisa por meio da articulação com a pós-graduação.

OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO EM ESCOLAS DE COMUNIDADES PERIFÉRICAS EM CURITIBA

O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) é um projeto de extensão do curso de
Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que desenvolve oficinas de
educomunicação em duas escolas públicas de Curitiba (PR), com o intuito de promover o
empoderamento comunicacional e social de adolescentes de zonas vulneráveis da cidade.

A LAJE, O JORNAL DO POVO NA RUA

O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) é um projeto de extensão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que desenvolve no âmbito da Comunicação Popular o jornal impresso A Laje, em parceria com o Movimento Nacional de População de Rua (MNPR). A proposta do projeto é ser um veículo de comunicação produzido para e sobre a população em situação de rua, com a participação direta dos leitores e pautas que atendam a interesses e necessidades dessa comunidade.

Por que humanizar o jornalismo audiovisual? Um relato da experiência no projeto de extensão da Sala de Notícias da PUCPR

O projeto de humanização jornalística – desenvolvido na Sala de Notícias do curso de
Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – busca trazer à tona temas
complexos de forma contextual e sensível por meio da narrativa audiovisual. Trata-se de um
projeto de extensão em andamento que visa a pesquisa-ação (DIONNE, 2007; THIOLLENT,
2011) e reúne 15 estudantes da graduação, em contraturno.