Entrevistas de/no estúdio: muito além do exercício
O processo de atividades na disciplina de radiojornalismo, em especial na
atualidade, compreende uma série de propostas que devem ser feitas e aplicadas
visando um maior contato do aluno, futuro profissional, com essa abrangente
área de atuação – o rádio. Dentro disso pode-se considerar como atividades pertinentes desde as
aulas de redação de laudas, culminando com propostas mais elaboradas, tais
como, produção e realização de radiojornais, boletins informativos, cobertura de
eventos, programas temáticos, documentários, série de reportagens e as
entrevistas de estúdio – objeto do presente relato.
Ensino do Telejornalismo: uma experiência pedagógica laboratorial
Este relato mostra que com poucos recursos
técnico/operacionais e a colaboração dos sujeitos envolvidos na sua realização:
corpo docente, discente e profissional técnico torna-se possível cumprir as
determinações propostas no plano de ensino no qual prevê aulas teóricas e
práticas e a realização de um produto audiovisual jornalístico ao final da
disciplina. A experiência docente, em questão, foi vivenciada na disciplina de
Telejornalismo I, do Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo,
da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, em Juazeiro do Norte.
CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA NAS REDAÇÕES DOS GRUPOS DE COMUNICAÇÃO DE CAMPO GRANDE
O aumento da audiência para a internet está fazendo os grupos de
comunicação do mundo inteiro repensarem seus produtos e processos. Os sites
desses grupos, que anteriormente não passavam de mais uma mídia sem muito
comprometimento e ambições, agora têm mais audiência que o produto
principal. Este artigo apresenta uma síntese preliminar com objetivo de levantar
alguns dados que subsidiem a realização de uma pesquisa que visa levantar de
que forma os grupos de comunicação de Campo Grande fazem a convergência
jornalística nas redações, abrangendo infraestrutura e capacitação dos
profissionais.
Baú do Futebol: Os times do interior paulista nas ondas do rádio
O Baú do Futebol nasceu da iniciativa dos alunos do quarto ano de
Jornalismo das Faculdades Integradas de Jahu, em 2011, Aline Gabriel,
Anderson Bonati e Murilo Tagiarolli, sob a orientação do Professor Silvio
Saraiva Júnior. O trabalho teve por objetivo estruturar um programa radiofônico com a
história dos clubes do interior paulista, oferecendo informações, curiosidades
e fatos relevantes que constituem o passado e o presente dessas equipes.
ASSESSORIA DE IMPRENSA 2.0: O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA CAMPANHA 2012 PARA PREFEITO DE CAMPO GRANDE
Adequação da Assessoria de Imprensa às redes sociais na internet é
um dos grandes desafios para a comunicação atual. Este trabalho apresenta
uma síntese preliminar com objetivo de levantar alguns dados que subsidiem a
realização de uma pesquisa que visa identificar as estratégias comunicacionais
voltadas às redes sociais nas campanhas eleitorais dos candidatos à prefeito de
Campo Grande em 2012. O monitoramento terá como base o trabalho
desenvolvido em ciberjornalismo por Palácios (1999), sob os aspectos de suas
características de forma e conteúdo (hipertextualidade, interatividade,
multimidialidade, memória e atualização), aplicados às redes sociais.
As mídias digitais como suporte comunicacional: O renascimento do fotojornalismo nas ondas tecnológicas
O convergente fotojornalismo encontra na globalização e
desterritorialização do espaço real, elementos que possibilita a atualização e
manifestação da importância mediática da mensagem fotográfica nas interfaces
virtuais como, photosynth, imagens em 360o graus, realidade aumentada,
mosaico, audioslide, QR code e outros aplicativos que contribui para
compreender em que medida os avanços tecnológicos podem ser explorados no
jornalismo on-line.
A video-reportagem como nova pratica experimental da comunicação na Agência Fotec
Desde 2006 a Agencia Fotec – (Foto)Jornalismo Experimental nasceu da oportu-
nidade de realizar a cobertura fotográfica da XII Cientec – Semana de Ciência, Tec-
nologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem proporcio-
nado experiências de ensino-aprendizagem, quebrando paradigmas do ensino tra-
dicional e tendo o professor como orientador e incentivador de projetos, pesquisas e
experimentações. Nesse ano de 2011 a Fotec contou com uma novo viés de possibli-
dade de produção com a introdução da vídeo-reportagem e também com a parceria
da Fotec com as escolas públicas municipais participantes da MARCO- Feira de
Arte, Ciência, Conhecimento e Cultura realizada também durante a CIENTEC.
Essa inovação trás para os alunos participantes a oportunidade de experimentar a
comunicação, trazendo inovação no processo ensino-aprendizagem, conforme pode
ser visto em www.fotec.ufrn.br e no canal da Agência Fotec no Youtube em
www.youtube.com/user/AgenciaFotec.
A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DO TELEJORNALISMO. DA PRODUÇÃO A MONTAGEM DE UM TELEJORNAL UNIVERSITÁRIO
Após quatro anos ministrando a disciplina prática de telejornalismo I e II
à experiência confirma que não é exagero afirmarmos que os alunos do curso de
jornalismo estão ávidos pela prática. No laboratório de TV é difícil encontrar um
aluno que não se interesse pelo processo de produção, reportagem ou edição em
televisão.
A paisagem sonora como recurso no ensino e produção de radiodocumentários
Além de explorar as definições do formato e apresentar exemplos,
introduzi o breve estudo sobre a paisagem sonora como um dos recursos da
radioreportagem e, em especial, do radiodocumentário. Iniciei tal estudo no
projeto experimental de conclusão do curso no final da minha graduação e
introduzi o conceito na disciplina que ministro com o intuito de estimular os
novos jornalistas a explorar a notícia para rádio utilizando elementos que vão
além da palavra.
A adoção de aplicativos e plataformas sociais na aprendizagem de edição de áudio digital
Neste artigo, procuramos abordar, a partir da análise do editor de áudio digital
Wavepad, questões referentes à aprendizagem com essa tecnologia e apresentar,
de maneira descritiva, as possibilidades e limitações do aplicativo, bem como
sua evolução em termos de interface. Buscamos, também, discutir sobre a
adoção da plataforma social SoundCloud como forma de publicação das
produções e de interação entre docentes, discentes e público em geral.