ENSINO REMOTO E PANDEMIA – EXPERIÊNCIAS COM DISCENTES DE TEORIAS E ÉTICA DO JORNALISMO NA UFG

Este trabalho relata as experiências resultantes do ensino remoto das disciplinas de Teorias de
Jornalismo e de Ética e Legislação da Comunicação para turmas do curso de jornalismo da
Universidade Federal de Goiás (UFG) durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Os aspectos
elencados enfatizam métodos de organização didático-pedagógica efetivados e (re)pensados pela
docente e também segundo um olhar do estágio em docência nessas disciplinas durante 2020 e
primeiro semestre de 2021.

ESTRATÉGIAS ATUAIS E TRADIÇÃO NO CONTROLE EDITORIAL DA IMPRENSA: MARCAS DO GOVERNO BOLSONARO

Propomos uma leitura atual de dados de organizações que indicam as estratégias adotadas pelo
governo de Jair Messias Bolsonaro cujas ações caracterizam-se pelas tentativas de estabelecer o
controle editorial sobre jornalistas e jornais. Este debate é desenvolvido a partir de aspectos
historiográficos, observando brevemente a caracterização da censura à imprensa brasileira,
desde os primórdios até os tempos atuais. Identificamos três estratégias atuais mais recorrentes
nos tempos atuais.

O ENSINO DE TEORIAS DO JORNALISMO A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS

O presente relato de experiência se propõe a apresentar a experiência de ensino do curso de
Jornalismo do FIAM FAAM Centro Universitário, localizado na cidade de São Paulo/SP, ao
incentivar na disciplina Teorias do Jornalismo que os estudantes de graduação tenham mais
atenção ao itinerário brasileiro de reflexão acadêmica sobre a atividade jornalística, adensado
nos últimos 50 anos, ao identificar jornalistas-pensadores fundamentais e suas obras de
importância e de contribuição para os estudos do campo.

COMUNIDADE INTERPRETATIVA TRANSTERRITORIAL: UM MERGULHO NAS ROTINAS PRODUTIVAS DA RTP

Este trabalho versa sobre a reflexão da atividade jornalística de forma ampliada, a partir de uma
experiência etnográfica desenvolvida em Portugal, mais precisamente no canal de notícias da
RTP, a televisão pública do país. Trata-se de parte de uma pesquisa de doutorado que investiga
o jornalismo em telas nas rotinas produtivas de TV “além-mar”. Como recorte, o relato que será
empreendido aqui vai destacar as percepções vivenciadas a partir de implicações de diversas
metodologias.

A NOTÍCIA E A PRODUÇÃO DA NOTÍCIA POR TOBIAS PEUCER, ROBERT PARK E ADELMO GENRO

O que se avançou da idade média à contemporânea no que se relaciona a estudos do jornalismo?
Tobias Peucer, Robert Park, Adelmo Genro, cada um a seu tempo, trataram sobre temas pontuais
como critérios de noticiabilidade, agendamento, notícia como mercadoria entre outras discussões
teóricas. No século XVII, Tobias Peucer com a tese De Relationibus Novellis (Os Relatos
Jornalísticos), foi cognominado como progenitor das teorias do jornalismo. Esse é o ponto de
partida deste artigo, que reflete sobre o que de concreto culminou no fazer jornalístico, passando
por Robert Park até o contemporâneo Adelmo Genro.

A CREDIBILIDADE JORNALÍSTICA ENTENDIDA A PARTIR DE UM PROCESSO HISTÓRICO-DISCURSIVO LEGITIMADOR

O presento trabalho examina o percurso de consolidação da credibilidade jornalística
por meio de um duplo processo legitimador, tanto de sua instituição, quanto de seu discurso.
Utilizou-se o aporte dos conceitos de credibilidade percebida e constituída de Lisboa (2012),
assim como os elementos de persuasão da retórica aristotélica. Ao final, foi possível levantar os
principais valores, tanto institucionais quanto discursivo capazes de gerar legitimação
jornalística.

ÉTICA NO JORNALISMO: Ensinando a partir de práticas positivas

O presente relato apresenta os objetivos e aspectos gerais da produção do site
Ética no Jornalismo, realizado pelas turmas da disciplina Ética e Jornalismo,
do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), durante o primeiro e
segundo semestre de 2017.