LABCHECKING – A PRÁTICA EXTENSIONISTA NO ENFRENTAMENTO ÀS FAKE NEWS

Este trabalho apresenta um relato do primeiro semestre de atividades do projeto de extensão
universitária LabChecking – Laboratório de alfabetização midiática e informacional. A iniciativa
visa qualificar jovens do ensino médio público de escolas da cidade de Chapecó-SC, para o
checking (checagem) da veracidade dos conteúdos publicados na internet, em especial nas mídias
sociais digitais.

CONVERSAS CONTROVERSAS PARA MOTIVAR FUTUROS JORNALISTAS A SE CONECTAR COM O MERCADO SEM ABRIR MÃO DE UMA VISÃO CRÍTICA

Este relato expõe a criação do projeto de extensão Controversas e seus efeitos positivos para o
ensino de Jornalismo na Universidade Federal Fluminense. O Controversas foi criado no
Departamento de Comunicação Social da UFF em 2010, como um seminário para aproximar o
corpo discente do mercado de trabalho. Em 2013, tornou-se projeto de extensão e passou a
agregar o Prêmio Controversas de Jornalismo.

EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA EM PANDEMIA: DESAFIOS DA RÁDIO PONTO UFSC PARA CONTRIBUIR NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Este artigo propõe refletir sobre a importância do rádio e seu jornalismo, sobretudo da
radiofonia universitária, e o papel da extensão, em articulação com o ensino e a pesquisa, para
(re)invenção e continuidade da universidade nestes difíceis tempos de pandemia. Isto, por meio
da apresentação e análise da experiência e resultados da cobertura jornalística especial da Rádio
Ponto UFSC, produzida de março a julho de 2020, durante os primeiros quatro meses de
enfrentamento da Covid-19.

OS ODS NAS INICIATIVAS DE INOVAÇÃO DA UNESP: UMA EXPERIÊNCIA DE GEOLOCALIZAÇÃO

A experiência
relatada será versada através do projeto que está sendo realizado como bolsista junto a Agência
UNESP de Inovação (AUIN) durante um período de dez meses. O projeto consiste na exploração
e catalogação geolocalizada das atividades desempenhadas pelas empresas-filhas da UNESP de
acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para a
Agenda 2030.

ENSINO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE JORNALISMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o mapeamento da implantação do ensino de
Assessoria de Imprensa no Rio de Janeiro, buscando diagnosticar a nova realidade trazida pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais no Jornalismo – (Resolução CNE/CES Nº 1, de 2013), que
pela primeira vez inclui a Assessoria de Imprensa nos instrumentos do ensino do Jornalismo.

FAZENDO ARTE NA ESTÁCIO: REVELANDO TALENTOS

Apresentamos aqui o projeto de extensão “Fazendo Arte na Estácio” realizado do Centro
Universitário Estácio de São Paulo, campus Santo Amaro. Tratava-se de um painel de
exposições destinado a divulgar a trabalhos artísticos (fotos, desenhos, pinturas, charges,
poesias, microcontos ou outras expressões artísticas), principalmente dos alunos dos cursos de
Jornalismo, Artes Visuais e Design Gráfico, além de incentivar a leitura de toda a comunidade
universitária.

O RÁDIO E AS CARREIRAS CIENTÍFICAS: O CASO DOS CEPIDS DA FAPESP

Este relato de pesquisa apresenta os resultados de um projeto de pesquisa jornalística vinculado
ao Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) da Fundação de
Amparo à Ciência do Estado de São Paulo (FAPESP). A proposta viabilizou a produção de 24
programas de rádio para divulgação científica dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão
(CEPIDs), que foram disponibilizados no repositório de Radiojornalismo do Departamento de
Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com
os principais sendo transmitidos pela Rádio USP. O principal objetivo do projeto foi o de incentivar
jovens estudantes a se interessarem pelas carreiras científicas.