CLICKBAIT E WEBJORNALISMO: DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO DE CREDIBILIDADE COM O LEITOR
A partir de uma pesquisa bibliográfica não
sistematizada busca-se compreender o título jornalístico e a sua evolução do impresso ao
digital; o real significado do termo clickbait e a sua aplicação no jornalismo digital e
entender como a relação de credibilidade entre esses meios de comunicação e o público
são estabelecidos e como são impactados pelo uso do clickbait.
BORAT SAGDIYEV E A DESINFORMAÇÃO
Este estudo tem como objetivo
analisar como a desinformação é observada na sequência de filmes Borat, considerando
a função social de Borat como jornalista e entendendo como a desinformação se manifesta
no âmbito social enquanto instrumento ideológico
ASCENSÃO DO POPULISMO DIGITAL: ANÁLISE DAS CAMPANHAS DOS TRÊS PRINCIPAIS CANDIDATOS À PREFEITURA DE SÃO PAULO NO INSTAGRAM
Este estudo busca investigar se candidatos de diferentes
espectros políticos adotariam a estratégia populista em suas campanhas, considerando a
popularidade da mesma nas redes – especialmente a de extrema-direita, marcada pelo discurso religioso, o combate a ideologia de gênero e o antagonismo (BISSIATI, 2022)
ANÁLISE DOS DISCURSOS VEICULADOS AO JORNAL DE UMBANDA E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DOUTRINA NA RELIGIÃO UMBANDISTA NA DÉCADA DE 1950 NO RIO DE JANEIRO
A década de 1950 no Brasil, e sobretudo no Rio de Janeiro, capital brasileira da
época, foi abundantemente marcada por sentimentos, em parcela da população, de busca
por modernidade, evolução, urbanização, construção de identidade nacional e muitas
outras revoluções e inovações.
A SAÍDA DE SILVIO ALMEIDA DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO E FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA
O objetivo deste trabalho é analisar as publicações feitas nas mídias do Ministério a partir do caso, buscando compreender como o assunto foi abordado nas
redes oficiais do órgão e conta pessoal do ex-ministro Silvio Almeida.
Combate à desinformação: o uso de material didático como estratégia de educação midiática
O texto apresenta reflexões ainda em andamento que visam explorar estratégias didáticas de combate à desinformação entre adolescentes das escolas estaduais do interior do Paraná. As reflexões focam na aplicação de um jogo de cartas com perguntas e respostas em um colégio estadual da cidade de Ponta Grossa. A iniciativa foi coordenada pelos integrantes do Projeto de Extensão “Combate à Desinformação nos Campos Gerais” e ajudou a testar a viabilidade da proposta como material didático de combate à desinformação entre jovens com idade entre 14 e 17 anos. Neste percurso, questões como a utilização de linguagem adequada, estímulo à reflexão crítica sobre desinformação em detrimento da competição intrínseca a um jogo de cartas e a preocupação com os temas mais atrativos ao público para o qual a proposta se destina serão discutidos.
Mais jornalismo: análise das edições do enade (2012-2022)
Apresentamos uma análise dos conteúdos das provas do ENADE de Jornalismo entre os anos de 2012 e 2022, quando foram realizadas 4 edições. O estudo considera o ano de 2012 que antecede a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Jornalismo, até sua mais recente edição, em 2022 com o objetivo de verificar em que medida o ENADE de fato absorveu as tendências normativas para a formação na área específica. A análise procura fazer relações entre os conteúdos exigidos nas provas e as DCNs.
Projeto ABC do pantanal – um relato de experiência sobre a atividade de extensão no interior do Mato-Grosso
O Projeto de Extensão ABC do Pantanal, realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso e vinculado ao Curso de Jornalismo, busca despertar o envolvimento da comunidade interna e externa sobre o impacto das ações antrópicas sobre o bioma Pantanal. Para tanto, o projeto utiliza as teorias e ferramentas do jornalismo ambiental e científico na produção de conteúdo que é disponibilizado na rede social Instagram. O processo de elaboração dos conteúdos também leva em conta o contexto da convergência de mídia e suas ramificações no processo de produção jornalística. O projeto conta com um bolsista e treze voluntários, além de uma coordenadora e três jornalistas que são responsáveis pela revisão e orientação dos conteúdos que são produzidos.
Pesquisa-ação: produção de jornalismo científico no canal ms ciência no Youtube
Com objetivo de divulgar a ciência de forma contextualizada e crítica para fomentar o processo de popularização do conhecimento e torná-lo acessível ao público leigo, foi criado no YouTube o Canal MS Ciência. Com uma proposta de divulgação de conteúdo em formato audiovisual, a divulgação científica foi explorada a partir dos preceitos e regras do jornalismo científico utilizando-se das técnicas do telejornalismo com a produção de reportagens temáticas. Utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação apresenta-se neste trabalho a produção de uma reportagem sobre a divulgação do vírus HTLV em Campo Grande-MS, produzida no laboratório de imunologia do curso de pós-graduação em farmácia da UFMS.
Percepções sobre a cobertura da folha de são paulo e da carta capital de ataque violento na faixa de gaza
Este artigo busca conceituar mídias alternativas e identificar o seu papel na cobertura de notícias em contraponto ao papel das mídias tradicionais, a fim de compreender a transformação dessa disputa de poder entre as mídias hegemônicas e contra-hegemônicas, bem como os seus reflexos na qualidade da informação jornalística. Numa proposição objetiva, fizemos um levantamento de notícias a respeito do ataque das tropas de Israel contra cidadãos palestinos que buscavam ajuda humanitária no dia 29 de fevereiro de 2024. Comparou-se a cobertura dos veículos Folha de São Paulo e Carta Capital, sendo o primeiro considerado, neste estudo, como representante do campo hegemônico e, o segundo, como representante do campo contra-hegemônico dentro da realidade midiática brasileira. Atenta-se para os aspectos que mereceram destaque no conjunto de notícias e os possíveis agendamentos pretendidos a partir das valorações e dos significados explicitados.