PROJETO APURA VERDADE: PESQUISA, ENSINO E PRÁTICA JORNALÍSTICA CONSTRUINDO PONTES E DIÁLOGOS PARA O COMBATE À DESINFORMAÇÃO
Com o objetivo de fazer desse tema objeto de pesquisa e trabalho, nasceu em
2021 o Projeto Apura Verdade1
, um produto híbrido de investigação científica e de
extensão universitária com a produção de entrevistas, no formato podcast, produzido no
âmbito do projeto de pesquisa Novas práticas em Jornalismo: inovações no ensino para
o combate à desinformação.
DEBATE PRESIDENCIAL NA TV E NO GOOGLE: ELEIÇÃO 2022 E TRANSCENDÊNCIA DO ANALÓGICO PARA O DIGITAL
Os estudos sobre debates eleitorais têm ganhado destaque nos últimos pleitos em
praticamente todas as democracias do planeta (MASKOR; STEFFENS; HASLAM, 2021; GYASI; SARFO-KANTANKAH, 2021). Nesse eixo busca-se aferir de que modo esse debate afetou o interesse no Google.
ANÁLISE DIALÉTICA DA HUMANIZAÇÃO DO SERTANEJO EM OS SERTÕES : O JORNALISMO LITERÁRIO COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO DA REALIDADE
O trabalho visa entender como Euclides da Cunha, em Os Sertões, usa
ferramentas do jornalismo literário a fim de humanizar a população de canudos, em
especial a figura de Antônio Conselheiro
A PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO NO BRASIL: RELATO METODOLÓGICO DE PESQUISA
O texto que se apresenta relata as estratégias metodológicas adotadas pelo projeto
de pesquisa “Tecnologias da comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo
de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade. O projeto se propõe a realizar um
levantamento de publicações de resultados de pesquisas aplicadas em jornalismo no
Brasil nos últimos 10 anos.
A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2022 E A PRESENÇA DIGITAL DE BOLSONARO E LULA
Objetiva-se aqui apresentar dados preliminares sobre a presença digital dos
candidatos Bolsonaro (PL) e Lula (PT) na corrida presidencial de 2022; em especial,
abordam-se aqui os números de seguidores, simpatizantes e militantes nas redes sociais
dos candidatos.
INTERESSES DE PESQUISA DOS CANDIDATOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO DA UEPG: UM LEVANTAMENTO DOS TERMOS MAIS USADOS NOS TÍTULOS DOS PROJETOS
Este levantamento busca demonstrar como estão alinhadas as propostas de pesquisa das seleções do
mestrado em Jornalismo da UEPG nos últimos quatro anos. Para o
levantamento foram coletados os títulos de todos os projetos inscritos para a seleção do mestrado e
foram classificados, a partir das palavras encontradas nos títulos.
INQUIETAÇÕES DE DISCENTES NAS AULAS REMOTAS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO FREIRIANA
O presente relato busca refletir, a partir de depoimentos de estudantes de pós-graduação do
campo da Comunicação, como são percebidas suas participações durante as aulas remotas, no
contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo é identificar possíveis funções dialogais
mobilizadas nesses encontros e que interferências a mediação tecnológica pode exercer no
processo.
APURA VERDADE: DIÁLOGOS SOBRE INOVAÇÕES PARA PENSAR O ENSINO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO
. Oriundo de duas pesquisas anteriores em
andamento, reunindo estudantes de iniciação científica de diferentes cidades brasileiras, tem
como objetivo dialogar sobre práticas desenvolvidas no contexto do atual trabalho jornalístico. A
iniciativa resultou na série de podcasts Apura Verdade, um programa de entrevistas com
jornalistas e pesquisadores que trabalham no enfrentamento da desinformação, com atuação nas
áreas de fact-checking, dados e literacia midiática. Trata-se de um produto híbrido de
investigação científica e de extensão universitária.
ANÁLISE DA MATERIALIDADE AUDIOVISUAL (AMA): RELATO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UM MÉTODO EM FLUXO PARA COMPREENDER O JORNALISMO EM TELAS
Nesse relato apresenta-se as
experiências de utilização da AMA – Análise da Materialidade Audiovisual, um método em fluxo,
que tem possibilitado a realização de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado que tomam
como objeto telejornais e/ou outros produtos de jornalismo audiovisual.
Responsabilidades Coletivas e Perspectivas para um Futuro Sustentável no Brasil
Para atingir o desenvolvimento sustentável é necessário que existam ações de responsabilidade coletiva entre todos para que a sociedade cresça objetivando um bem comum, movimento que pode ser observado nas mídias sociais digitais. Este artigo visa levantar as atuais perspectivas dos temas de cidadania e sustentabilidade nas esferas sociais, empresariais e governamentais da sociedade brasileira e um parecer sobre seu desempenho sustentável.