Notícias rompem com o silenciamento das fontes indígenas

Este resumo apresenta reflexões parciais da tese de doutorado “NOTÍCIAS DO
MOVIMENTO INDÍGENA BRASILEIRO: Análise de conteúdo da produção da Apib e
Coiab na pandemia da Covid-19”, defendida no Programa de Pós-Graduação em
Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por esta autora, em outubro
de 2022.

QUAL A FREQUÊNCIA DO CONCEITO DE DECOLONIALIDADE NA FORMAÇÃO EM JORNALISMO NOS ENCONTROS DA ENEJOR E NA REVISTA REBEJ?

Esta apresentação analisa o conjunto de 22 artigos selecionados nos anais dos últimos
cinco encontros (2018-2022) da Associação de Ensino de Jornalismo (Enejor e Rejeb)
que tratam de temas voltados para questões interculturais, decoloniais, contra
hegemônicas/de resistência e emancipação social/política. Discute a formação em
jornalismo com foco no exercício da cidadania e na emancipação social como recurso de
revitalização da função social do jornalismo no contexto das diretrizes extensionistas
(BRASIL, 2018) e curriculares (BRASIL, 2013).

Imagens produzidas em dispositivos móveis – ensino e prática do fotojornalismo contemporâneo

Este trabalho, procura assim, discutir essa velha polêmica (nascida lá atrás, quando a fotografia analógica compeçoua ser suplantada pela fotografia digital) e os consequentes desafios impostos, pela contemporaneidade, ao ensino e à prática cotidiana do fotojornalismo. Para isso, recuperamos alguns conceitos-chave relativos ao que se convencionou chamar de “bom fotojornalismo” e cujas origens estão na própria gênese do fotojornalismo, com os trabalhos de fotojornalistas como Capa e Cartier-Breson. No que se refere ao ensino do fotojornalismo, discute-se como os aparelhos e programas destinados à fotografia afetam o “gesto de fotografar”.

A gente não assiste televisão. Será mesmo?: uma reflexão sobre o ensino de telejornalismo para nativos digitais

A proposta do artigo é refletir sobre o ensino de telejornalismo para os chamados nativos digitais que em sala de aula inicialmente não se identificam como telespectadores. Em um mundo em conexão, em que a convergência parece ser pressuposto das relações cotidianas, também no ensino superior, o ensino de telejornalismo na atualidade enfrenta a necessidade de uma formação para o planejamento, produção e circulação de materialidades audiovisuais em diferentes suportes e lógicas midiáticas.

Regulamentação da Mídia e políticas de Democratização da Comunicação na América Latina: Um panorama dos países que implementaram políticas de democratização

Neste trabalho, pretendemos, por meio da combinação
entre as metodologias de Revisão bibliográfica e Pesquisa documental, mapear quais países
da América Latina passaram por um processo de Regulamentação e Democratização da
Mídia e como este operou. Também é nosso objetivo observar a atual “situação midiática”
desses países, após a execução desses processos. Para ancorar a relevância de nossa
pesquisa, precisamos entender as funções dos serviços de radiodifusão em sociedades
democráticas.

Por onde anda a pesquisa sobre tvs de clubes: um estudo exploratório sobre a presença da mídia audiovisual esportiva como tema

Para compreender melhor o cenário acadêmico quanto ao tratamento do esporte e do fã
dentro do campo da comunicação será feito um estudo exploratório a partir de uma análise
documental dos trabalhos publicados nos últimos quatro anos (2018 a 2021) do Congresso
Nacional Intercom em três grupos de pesquisa: GP de Publicidade e Propaganda, GP de
Estudo de Televisões e Televisualdiades, GP de Comunicação e Esporte.

Espaços de fluxos e Conexões Expandidas na produção científica

Inscritas na dinâmica comunicacional digital, as pesquisas realizadas pelos(as) integrantes do Grupo de Pesquisa Conexões Expandidas (PPGCOM/UFJF) são motivadas a responderem questões como: de que maneira as linguagens e fluxos emergentes acontecem na arquitetura informativa contemporânea conectiva e em rede? Quais são os espaços de fluxos que as tecnologias emergentes possibilitam para a produção científica? Como essa hibridação é também posta e percebida na formação de jornalistas inseridos(as) em contextos de hiperconectividade? Com intuito de materializar tais indagações, a construção do e-book Espaços de Fluxos (2022) é um convite para refletirmos sobre as linguagens emergentes e as pesquisas em andamento.

JORNALISMO CULTURAL EM REVISTA: A CONSTRUÇÃO DO INTELECTUAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DOS SIGNOS PRESENTES NO DISCURSO DAS ENTREVISTAS DA CULT

O resumo aqui apresentado se trata da pesquisa em andamento no Programa de Pós- graduação (mestrado) em Jornalismo. Como resultado espera-se, a partir das entrevistas, identificar de que maneira a ideologia, a exterioridade e o acúmulo dos enunciados constrem a identidade dos entrevistados e legitima os discursos a partir do intelectual, de forma que suas representações refletem na produção de sentido a partir de elementos discursivos e não discursivos.