ECOS de 2030: estudantes de jornalismo elaboram exposição hands-on acerca dos ODSs da ONU
Fruto do trabalho acadêmico ao longo do semestre de 2023.1 da disciplina de Estudos da Imagem do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, a exposição hands-on “Ecos De 2030 – A Sustentabilidade na sua Agenda” alcançou suas metas apesar das dificuldades inerentes a um projeto coletivo realizado em concomitância com atividades acadêmicas. Focada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, a exposição envolveu professores e estudantes, mantendo sua proposta inicial de discutir a sustentabilidade. O Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 destaca a falta de avanços significativos na implementação dos ODS, mas aponta para soluções viáveis e recursos capazes de resolver os problemas urgentes do Brasil, incluindo a emergência climática e as desigualdades sociais.
Da sala de aula à ocupação: diálogos transformadores entre o curso de jornalismo da UFAL e o MTST
Relato da experiência de ação de extensão realizada a partir da disciplina Universidade, Comunicação e Sociedade, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com a participação de discentes do 5° e 6° período. Com oficinas de fotografia, vídeo e edição de imagens, a ação foi desenvolvida na Ocupação Tereza de Benguela, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), que fica situada nas imediações do campus universitário. Como proposta, as atividades buscaram estabelecer um diálogo entre discentes e sociedade, desenvolvendo práticas extramuros da esfera acadêmica; como também, potencializar as vozes da periferia através das práticas jornalísticas com a produção de conteúdo sobre o MTST para as redes sociais.
Construindo esperança: a solução é pauta na Revista Anti-horário
Visando ampliar o conhecimento sobre o Jornalismo de soluções na comunidade acadêmica brasileira e entre jovens de escolas públicas, a Revista Anti-horário, projeto de extensão vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem seu conteúdo totalmente dedicado às histórias focadas em repostas aos problemas sociais. Ela é, possivelmente, a primeira publicação do tipo no Brasil. A revista é digital e possui, até o fechamento deste trabalho, duas edições disponíveis na plataforma Issuu, sendo elas, respectivamente, “Soluções na Caatinga” e “Soluções no Litoral”. Dentro dessas temáticas, foram desenvolvidas múltiplas narrativas sobre projetos e personagens que, por meio de suas ações, desenvolvem soluções para problemas sociais. Posto isso, este trabalho constrói-se a partir da observação participante da autora em uma análise descritiva das atividades.
Campus multiplataforma: planejamento, produção e publicação dos materiais da editoria de arte
O jornal laboratório digital Campus Multiplataforma, sediado na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), é desenvolvido durante a disciplina Campus Multimídia, alocada no 5° semestre do curso de Jornalismo da FAC. O periódico foi produzido no segundo semestre de 2023 pelos 21 estudantes matriculados no componente curricular. Durante o semestre, os cursandos produziram 100 matérias jornalísticas distribuídas entre as seis plataformas digitais que o Campus está presente, eram elas: Instagram, Twitter (X), TikTok, LinkedIn, YouTube e o App Campus. Juntamente às matérias, foram produzidos, pela Editoria de Arte do jornal, 323 materiais visuais para tornar as notícias mais atrativas aos receptores, além de informar com eficiência e dinamismo.
A ascensão de Casimiro Miguel: a jornada do streamer que transformou o futebol em entretenimento on-line
O presente trabalho aborda por meio de uma grande reportagem multimídia, o início da trajetória do streamer Casimiro Miguel com as transmissões de futebol. O objetivo é apresentar desde a concepção da Cazé TV, até a organização das transmissões e a motivação para o crescente número de adeptos às lives futebolísticas. A reportagem multimídia surge para proporcionar uma experiência mais envolvente com o público, para melhor compreensão das estratégias adotadas pelo canal com o uso do entretenimento para cativar a audiência, bem como as curiosidades sobre os bastidores. Utilizamos como base teórica os conceitos centrais do esporte, como a chegada do futebol no Brasil, assim como exploramos as perspectivas teóricas da grande reportagem multimídia para a construção do produto.
Espaço livre de experimentação em comunicação e acessibilidade: relato do vivido junto ao curso de jornalismo da unemat
O texto compartilha memórias e realiza debates sobre o ensino de acessibilidade comunicativa a partir de uma experiência vivida no curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Para tal, localiza pressupostos que provocam a incorporação de recursos e técnicas de acessibilidade para uma inter-relação possível, livre e autônoma da pessoa com deficiência junto aos produtos e processos jornalísticos; apresenta o contexto e antecedentes, o curso e seus objetivos, bem como os desdobramentos da atividade.
Antes longe era distante; hoje lá trás dos montes, den de casa, camará: considerações sobre as transformações resultantes da visibilidade mediada
Este artigo discute a relação entre comunicação e a globalização, analisando as transformações
decorrentes desses dois fenômenos. O argumento central é que a globalização das comunicações – e
suas evoluções tecnológicas – permitiu que a mídia desempenhasse um papel importante na promoção
de debates públicos e, consequentemente, na busca de mudanças na sociedade, ao possibilitar maior
visibilidade aos cidadãos. Para embasar essa discussão, utilizamos os conceitos de visibilidade e
sociedade em rede propostos pelos pesquisadores Thompson e Castells, respectivamente. Por fim,
entende-se que tal visibilidade trouxe ferramentas para que os cidadãos não só se informassem sobre
assuntos variados mundo afora, como também fizessem uso das mídias comunicacionais para
exercerem a cidadania, reivindicando seus direitos e buscando solucionar problemas no meio onde
estão inseridos.
“Televisão digital: matrizes teóricas no espaço ibero-americano”
Busca-se reunir as publicações científicas
existentes, estabelecendo as matrizes teóricas e organizando o material
científico que estiver disperso sobre o assunto. A partir do levantamento
bibliográfico proposto, almeja-se recolher a maior quantidade de obras
possível, publicadas dentro dos países escolhidos ou por pesquisadores
destas localidades.
“Televisão digital: matrizes teóricas no espaço ibero-americano”
As atividades em desenvolvimento dão continuidade à pesquisa
“Televisão digital: matrizes teóricas no espaço ibero-americano”, que foi
iniciada em 2009. Será possível uma ampliação da visão crítica sobre o
contexto ibero-americano, observando três países que vivem realidades
sócio-econômicas bem diferentes e estudos sobre comunicação em
estágios heterogêneos. As produções acadêmicas estão sempre
relacionadas ao quão avançado essas discussões estão em cada localidade.
Sou “Mais Você” e seus filhos também: a colocação de produtos infantis em programas não infantis1
Este trabalho trata das estratégias de colocação de produtos (“merchandising”) direcionados
ao público infantil por parte de programas de TV que não tomam essa faixa etária (até 12
anos) como target primário, assumindo, como estudo de caso, o programa “Mais Você”, da
Rede Globo.