BBC BRASIL X O GLOBO- USO DA FERRAMENTA IGTV NO INSTAGRAM

O presente relatório é resultado do trabalho desenvolvido durante o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sob a orientação do Professor
Renan Colombo. A ideia central é identificar, de maneira comparativa, entre os
veículos O Globo e BBC Brasil, qual dos utiliza de melhor forma a ferramenta IGTV
do Instagram, e como esse método pode ou não ser eficaz para seu público-alvo e para
o jornalismo nas redes sociais.

A VACINA CHEGOU PELO SERTÃO?: ANÁLISE DE COMO OS PORTAIS RIACHAONET E BOLETIM DO SERTÃO ATUARAM NA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS SOBRE AS PRIMEIRAS DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID- 19

Este trabalho aborda o papel do jornalismo, enquanto lugar de memória e como o jornalismo constrói
memórias no âmbito social, principalmente em períodos de grande desinformação, como foi no início
da pandemia do novo coronavírus em 2020, e na chegada das primeiras doses da vacina no estado do
Piauí, particularmente, no município de Picos.

O MUNDO NEGRO NO JORNALISMO E A PERSPECTIVA AFROCENTRADA COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA

Este relato trata de um tema de um Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, da Escola
de Comunicação de Artes das Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, no Rio de Janeiro.
O assunto abordado pretende trazer à tona a discussão da invisibilidade negra no jornalismo. O objetivo é reconhecer nas audiências a possibilidade do que aqui tratamos como “jornalismo afrocentrado”.

FOTOJORNALISTAS NA COBERTURA DO CÍRIO DE NAZARÉ

O presente estudo trata do fotojornalismo na cobertura do Círio de Nazaré, manifestação religiosa que
acontece anualmente no segundo domingo de outubro em Belém do Pará. Com objetivo de entender olhares
profissionais nas fotografias do evento, foram realizadas cinco entrevistas com os envolvidos nesse
fazer.

CIDADANIA INFORMATIVA: O LUGAR DA INOVAÇÃO SOCIAL NO JORNALISMO

A consolidação dos ambientes digitais, principalmente a partir do advento das mídias sociais, tem
alterado bruscamente as dinâmicas dos fluxos de comunicação. Diretamente afetadas, as empresas
jornalísticas observam nas últimas décadas uma decadência de suas receitas, limitações de suas
coberturas, ampliando os desertos de notícias. Instadas as empresas jornalísticas para a mudança,
compreende-se que a inovação ofereça saídas que respondam a potenciais alternativas sustentáveis
para o jornalismo, especialmente as inovações de caráter social.

ESTUDO EXPLORATÓRIO COMO PERCURSO METODOLÓGICO INICIAL PARA PESQUISA DE JORNAIS IMPRESSOS EM CIDADES DO INTERIOR NO PARANÁ

O presente relato busca sistematizar os movimentos exploratórios iniciais da pesquisa de
iniciação científica ‘Noticiabilidade do Entorno no Jornalismo Paranaense: Escala Regional em
Edições Impressas no Interior do Estado’. O objetivo é trazer evidências do processo de varredura,
identificação empírica e caracterização de jornais a partir da análise de marcas editoriais na
primeira página disponível na web.