LIVRO-REPORTAGEM ‘DOR NO PEITO: O DESASTRE DA VALE EM BRUMADINHO ALÉM DO SILÊNCIO
O desastre da Vale em Brumadinho resultou na morte de 272 pessoas e deixou um rastro de
destruição ambiental. buscando impedir que o sofrimento das vítimas seja condenado à
invisibilidade, o livro-reportagem: Dor no Peito: o desastre da Vale em Brumadinho além do
silêncio, que conta as histórias de famílias de vítimas, investigou o ciclo de vida da cobertura
jornalística do desastre da Vale, testando a máxima de que “os desastres começam efetivamente
para uma comunidade quando a última emissora se retira de cena (ONU, 2015). Esta
comunicação faz a análise de produção do livro.
ESTUDOS PARCIAIS SOBRE INSTABILIDADES SOCIAIS CAUSADAS PELA DESINFORMAÇÃO
Este trabalho é produto das atividades e pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa “Fake
News e amplificação do medo: estudo de instabilidades sociais a partir da proliferação de
notícias falsas”, com alunos do Centro Universitário Internacional – Uninter. Iniciado em 2020,
com oito alunos de Iniciação Científica entre bolsistas e voluntários, o projeto encontra-se no
segundo ano de atividades. . As pesquisas visaram compreender a percepção, reação e compartilhamento de
notícias falsas, principalmente, de usuários do meio virtual.
ETNOGRAFIA PARA CONTAR HISTÓRIAS – RELATO SOBRE A IMERSÃO EM UM COLETIVO DE CERAMISTAS ARGENTINAS
Para narrar a história do coletivo Olleras Cooperativas, foram incorporadas práticas do
jornalismo etnográfico. O trabalho de campo foi realizado em diferentes cenários da Argentina
entre março/2019 e março/2020, nos quais foram aplicadas entrevista semiestruturada,
observação participante e observação não-participante como um meio de coleta de informações
sobre a rotina da cooperativa.
EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA EM JORNALISMO CULTURAL E FOLKCOMUNICAÇÃO NA UEPG (PR)
O trabalho apresenta uma síntese dos principais eixos de atuação do grupo de pesquisa
Jornalismo Cultural e Folkcomunicação, criado em 2010 no curso de Jornalismo da
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em forma de relato de experiência, o presente texto enfoca
algumas produções recentes realizadas por docentes e estudantes que integram o grupo, com
destaque para os diálogos entre expressões culturais, produções em mídia regional e
articulações entre pesquisa e extensão.
REFLEXÕES E CONSTRUÇÃO DE SABERES NOS ESTUDOS SOBRE DESINFORMAÇÃO – A PRÁTICA DA PESQUISA POR ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O trabalho apresenta os
nove projetos de pesquisa sobre jornalismo, formação jornalística, consumo de informação e
combate à desinformação, desenvolvidos por 20 estudantes de iniciação científica de diferentes
regiões Brasil, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD da Uninter.
GRETA THUNBERG E O CASO “PIRRALHA”: A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA ATIVISTA NO JORNALISMO BRASILEIRO
Este artigo tem o objetivo de investigar a representação midiática da jovem Greta
Thunberg no episódio em que a ativista sueca foi chamada pelo presidente da República do
Brasil, Jair Bolsonaro, de “pirralha”, em 2019, após a ativista ter criticado a falta de medidas do
governo brasileiro para a proteção aos povos indígenas.
RADIOJORNALISMO LOCAL EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA NO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA
O rádio local possui como uma de suas principais características transmitir informações para a
população, principalmente sobre o ambiente em que está localizado. A convergência midiática
foi facilitadora para que o rádio passasse a transmitir conteúdos de âmbito estadual, nacional e
internacional. Nesse sentido, este trabalho busca compreender, o comportamento do
radiojornalismo local da cidade de Videira-SC, em meio à evolução tecnológica, midiática e de
multiplataformas. Avalia-se os veículos jornalísticos, em relação aos conteúdos, por intermédio
da análise exploratória do programa RBV Notícias.
PODCAST PESQUISAR E INICIATIVA #PESQUISANACÁSPER: DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE VIDA REMOTA
Este relato registra os aprendizados e desafios do processo de construção e circulação do Podcast
PesquisAR e da Iniciativa #PesquisaNaCásper, criados pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa
da Faculdade Cásper Líbero em 2020, como atividades de divulgação científica das pesquisas
realizadas na instituição. O contexto remoto marcou a produção deste ano, quando o formato
podcast se destacou entre os diversos gêneros midiáticos; e os eventos acadêmicos tiveram que se
adaptar à realização em formato online.
PERCEPÇÃO DOS JORNALISTAS SUL-MATO-GROSSENSES SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE A QUEDA DE OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA E A DESINFORMAÇÃO
O artigo propõe uma reflexão sobre a importância da formação universitária em Jornalismo frente
à problemática da desinformação contemporânea a partir da percepção dos jornalistas de Mato
Grosso do Sul sobre as eventuais relações entre a queda da obrigatoriedade do diploma para o
exercício do Jornalismo, ocorrida em 2009 a partir de decisão do Supremo Tribunal Federal, e a
ampliação da disseminação de desinformação.
A dialética como processo didático para a construção de veículos jornalísticos inovadores em ambientes mutantes
A academia pouco se antecipa aos avanços tecnológicos comunicacionais e usa métodos de
ensino que consideram meios extremamente formatados característicos do Século XX. A
presente pesquisa considera que a universidade deve prospectar tendências, aplicá-las nos
processos de produção e distribuição de notícias e estudá-las à luz das ciências humanas. Assim,
quando as novidades chegarem, colabora prontamente com o mercado e expõe suas implicações
à sociedade.