BBC BRASIL X O GLOBO- USO DA FERRAMENTA IGTV NO INSTAGRAM
O presente relatório é resultado do trabalho desenvolvido durante o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sob a orientação do Professor
Renan Colombo. A ideia central é identificar, de maneira comparativa, entre os
veículos O Globo e BBC Brasil, qual dos utiliza de melhor forma a ferramenta IGTV
do Instagram, e como esse método pode ou não ser eficaz para seu público-alvo e para
o jornalismo nas redes sociais.
A PESQUISAAPLICADA EM JORNALISMO : UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES EM REVISTAS CIENTÍFICAS ENTRE 2010 E 2021
Este estudo objetiva quantificar a pesquisa aplicada e experimental nos artigos
publicados em revistas científicas em busca de produções acadêmicas a respeito do
tema.
A VACINA CHEGOU PELO SERTÃO?: ANÁLISE DE COMO OS PORTAIS RIACHAONET E BOLETIM DO SERTÃO ATUARAM NA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS SOBRE AS PRIMEIRAS DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID- 19
Este trabalho aborda o papel do jornalismo, enquanto lugar de memória e como o jornalismo constrói
memórias no âmbito social, principalmente em períodos de grande desinformação, como foi no início
da pandemia do novo coronavírus em 2020, e na chegada das primeiras doses da vacina no estado do
Piauí, particularmente, no município de Picos.
INTERVENÇÕES TRANSFORMADORAS: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS
O trabalho relata a experiência de universitários da PUC-Campinas que em 2021 atuaram como
voluntários no Projeto de Extensão “Vozes juvenis: compartilhando conhecimentos e vivências
por meio da comunicação digital”, coordenado pela docente.
O MUNDO NEGRO NO JORNALISMO E A PERSPECTIVA AFROCENTRADA COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA
Este relato trata de um tema de um Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, da Escola
de Comunicação de Artes das Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, no Rio de Janeiro.
O assunto abordado pretende trazer à tona a discussão da invisibilidade negra no jornalismo. O objetivo é reconhecer nas audiências a possibilidade do que aqui tratamos como “jornalismo afrocentrado”.
FOTOJORNALISTAS NA COBERTURA DO CÍRIO DE NAZARÉ
O presente estudo trata do fotojornalismo na cobertura do Círio de Nazaré, manifestação religiosa que
acontece anualmente no segundo domingo de outubro em Belém do Pará. Com objetivo de entender olhares
profissionais nas fotografias do evento, foram realizadas cinco entrevistas com os envolvidos nesse
fazer.
CIDADANIA INFORMATIVA: O LUGAR DA INOVAÇÃO SOCIAL NO JORNALISMO
A consolidação dos ambientes digitais, principalmente a partir do advento das mídias sociais, tem
alterado bruscamente as dinâmicas dos fluxos de comunicação. Diretamente afetadas, as empresas
jornalísticas observam nas últimas décadas uma decadência de suas receitas, limitações de suas
coberturas, ampliando os desertos de notícias. Instadas as empresas jornalísticas para a mudança,
compreende-se que a inovação ofereça saídas que respondam a potenciais alternativas sustentáveis
para o jornalismo, especialmente as inovações de caráter social.
ESTUDO EXPLORATÓRIO COMO PERCURSO METODOLÓGICO INICIAL PARA PESQUISA DE JORNAIS IMPRESSOS EM CIDADES DO INTERIOR NO PARANÁ
O presente relato busca sistematizar os movimentos exploratórios iniciais da pesquisa de
iniciação científica ‘Noticiabilidade do Entorno no Jornalismo Paranaense: Escala Regional em
Edições Impressas no Interior do Estado’. O objetivo é trazer evidências do processo de varredura,
identificação empírica e caracterização de jornais a partir da análise de marcas editoriais na
primeira página disponível na web.
ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: COMO AS PARCERIAS DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR PROMOVEM A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
O objetivo deste relato é debater os meios para divulgação científica a partir da parceria da
Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal de Paraná (UFPR) com a
Associação Evangelizar É Preciso e com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná
(AERP).
LUTAS FEMINIAS EM PAUTA: ANÁLISE DO JORNAL O SEXO FEMININO NO ANO DE 1889
O presente trabalho faz o mapeamento das pautas ligada às temáticas femininas no conteúdo
jornalístico divulgado por meio do semanário O Sexo Feminino, no ano de 1889.