O ESTÁGIO É LEGAL E TRAZ BONS RESULTADOS: RELATO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DE JORNALISMO

O presente relato tem por objetivo descrever as contribuições do estágio obrigatório
para os acadêmicos do Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do
Paraná (PUCPR) no decorrer de sua formação universitária. Este estudo traz uma
síntese reflexiva realizada por meio de pesquisa aplicada via formulário online com 32
estudantes da universidade que realizaram estágio obrigatório entre o segundo
semestre de 2018 e o segundo semestre de 2019, no 6º período do curso.

O LIVRO-REPORTAGEM NA SALA DE AULA: PROJETOS EXPERIMENTAIS QUE SE TRANSFORMAM EM PRODUTOS JORNALÍSTICOS

O objetivo do artigo é demonstrar o resultado de anos de docência com livrosreportagem para TCC em jornalismo. A experiência nessa disciplina em mais de duas décadas
resultou no Livro-reportagem – Guia prático para profissionais e estudantes de Jornalismo,
(2017), cujo propósito é auxiliar os alunos na tarefa de confeccionar um livro-reportagem como
exigência para a conclusão do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

WCDB FM: NOTAS DA VIVÊNCIA DE UMA PROFESSORA BRASILEIRA EM UMA RÁDIO UNIVERSITÁRIA NORTEAMERICANA

A programação das emissoras de rádio comerciais brasileiras seguiu os passos das norteamericanas, não só com a reprodução das músicas mais tocadas nos Estados Unidos como
também no estilo de locução. Mas, e as nossas rádios universitárias, públicas ou privadas,
seguiram o mesmo modelo ou inovaram? Para encontrar esta resposta estive durante 90 dias na
State University of New York – SUNY, na cidade de Albany, entre agosto e novembro de 2019 e,
sua respectiva estação, WCDB FM, no intuito de saber a relação que o aluno estabelece com
essas college radios
2 e o quanto isso pode acrescentar ao funcionamento das universitárias por
aqui.

RELEITURA E ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA CIENTÍFICA DO GRUPO DE PESQUISA LÓGICAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO NO JORNALISMO (2009-2018)

O presente artigo busca sintetizar resultado parcial de investigação de iniciação científica em
Jornalismo voltada à releitura e organização da produção científica do grupo de pesquisa
Lógicas de Produção e Consumo em Jornalismo, que faz parte há dez anos do curso de
Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e, de modo mais recente, do
Mestrado em Jornalismo da UEPG.

A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO COMO ELEMENTO QUALIFICADOR DA INOVAÇÃO NO JORNALISMO

O presente trabalho apresenta marcas de inovação encontradas na investigação da pesquisa
Jornalismo e Tecnologia: Novos Arranjos e Ferramentas Digitais, vinculado ao grupo de pesquisa
Comunicação, Tecnologia e Sociedade, do Centro Uninter. O objetivo da pesquisa é investigar as
manifestações de inovação no jornalismo e analisar seus impactos para a produção e consumo.

O ESPAÇO DO JORNALISMO DIANTE DA DESINFORMAÇÃO PROVOCADA POR FAKE NEWS

O presente texto é o resultado parcial de pesquisas de iniciação científica de uma equipe do
curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional – Uninter. A proposta visa analisar
desafios enfrentados por jornalistas e leitores frente a crescente onda de fake news. Para tal, a
investigação se deu por meio de entrevistas em profundidade com sete jornalistas de Curitiba,
de diferentes meios e veículos bem como de níveis de experiências diversas. Além disso, foi
realizado um levantamento de agências de fact-checking e procurou-se comparar as apurações
feitas por essas agências de notícias viralizadas principalmente pelas redes sociais digitais.

AUDIÊNCIA ENQUANTO CRITÉRIO DE NOTICIABILIDADE: PROPOSTA PARA O ENSINO DO CIBERJORNALISMO

Este trabalho
objetiva apresentar resultados de pesquisa com profissionais de G1 e UOL Notícias sobre o uso
desses recursos e seu consequente impacto na seleção de temas informativos, indicando a
adoção de métricas de acessos como um critério de noticiabilidade contemporâneo, somando-se
a outros critérios clássicos e largamente estudados nas ciências sociais aplicadas.