ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ESTRUTURAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SOBRE O EGRESSO DOS CURSOS DE JORNALISMO1

O relato a seguir tem por objetivo descrever os processos para a criação de um questionário que
busca conhecer os egressos do curso de jornalismo e suas práticas na atual realidade. O caminho
percorrido passou pela interpretação de que aos poucos desaparecem as redações em sua
conformidade com o modelo clássico, relatado em pesquisas de campo (BREED, 2016;
TUCHMAN, 1983; SOLOSKI, 2016; FISHMAN, 1983) e entra um modelo fluido, sem a
orientação tradicional de conformação do tempo e espaço (FOLETTO, 2017).

JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO INSTAGRAM: A EXPERIÊNCIA DO FEED CULTURAL

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa e experimento de um perfil de
Instagram criado para jornalismo de infotenimento. O objetivo foi experienciar o Instagram como um canal
de jornalismo cultural e/ou infotenimento e demonstrar as potencialidades desta rede social
para esse tipo de jornalismo em função das características de ambos.

A CONTRIBUIÇÃO DAS BUYER PERSONAS NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA NA ERA DA WEB 2.0

Esse trabalho tem por finalidade observar a relação do jornalismo com a
aplicação dos conteúdos digitais, analisando as mudanças que o campo obteve e
como é sua atuação contemporânea. Para além dessa análise esse estudo visa
explorar a necessidade do uso de ferramentas de marketing na produção e
divulgação de trabalhos jornalísticos com intuito de obter maior alcance e
engajamento na era Web 2.0, com destaque para a criação de Buyer Personas.

Os caminhos escolhidos no desenvolvimento de uma monografia

Este relato de experiência apresenta os passos tomados no início do desenvolvimento de
monografia de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Apresenta a pesquisa iniciada em 2018 que investiga a cobertura jornalística de incêndios.
Justifica a escolha do veículo (jornal Folha de S. Paulo), bem como os eventos estudados
(incêndios dos edifícios Andraus e Joelma, em São Paulo/SP, e Boate Kiss, em Santa Maria/RS)
e as categorias para análise de conteúdo. Indica também as próximas etapas de desenvolvimento
da pesquisa.

MAPA DAS INICIATIVAS JORNALÍSTICAS DIGITAIS E AUTODECLARADAS INDEPENDENTES NO PARANÁ EMERGENTES NO CONTEXTO DA “CRISE” DO JORNALISMO

O relato traz os resultados de uma das etapas do projeto de iniciação científica
Relações de raça e gênero no mercado de trabalho do jornalismo regional,
referente ao mapeamento de iniciativas jornalísticas digitais no estado do Paraná.
O projeto integra a pesquisa Jornalismo Independente desenvolvida por onze
universidades das cinco Regiões do Brasil, a qual tem como objetivo geral mapear
as iniciativas em todo o país e aferir características do jornalismo regional.

JORNALISMO E ALIMENTAÇÃO NOS TCCS DO CURSO DE JORNALISMO DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO: À PROCURA DE UM CONCEITO A PARTIR DA PRÁXIS DOS GRADUANDOS

Nos últimos 10 anos (período de 2010 a 2019), o curso de Jornalismo da Faculdade Cásper
Líbero viu crescer o interesse dos alunos do último ano em relação ao tema alimentação e/ou
culinária e gastronomia como objeto dos projetos experimentais de conclusão de curso. Aqui
iremos explorar os resultados iniciais da pesquisa, iniciada em março de 2020 no CIP (Centro
Interdisciplinar de Pesquisa) da instituição, partindo da definição do que é um TCC dentro da
formação cognitiva do jornalismo. E ainda pontuando questões importantes para a temática da
alimentação, que pode incluir gastronomia, culinária, sustentabilidade, inclusão, estética
corporal e nutrição, dentre outras complexidades.

PODCAST FALA CALANGO: EXPERIENCIANDO O FAZER JORNALÍSTICO NA PANDEMIA DO CORONOVAVÍRUS

Reflete sobre a aprendizagem do jornalismo durante a pandemia da Covid-19. O podcast Fala
Calango é o resultado de uma experiência de ensino remoto que as instituições de ensino
tiveram de adotar. Foram duas temporadas até o momento, com uma média de 5 episódios por
temporada. Os alunos se inscreveram no projeto e toda a produção foi realizada de modo
virtual: da pauta à gravação. O podcast está nas principais plataformas de streaming e nas redes
sociais. Apresentamos, assim, um caminho de construção conjunta de professores, estudantes e
técnicos para aprender/ensinar a partir das novas condições postas.

RELATO DA PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO, A PRIMEIRA EMISSORA RADIOFÔNICA BRASILERIA FUNDADA EM 1919

Relato sobre a pesquisa referente à Rádio Clube de Pernambuco, fundada em 06 de abril de
1919, na cidade de Recife, capital pernambucana. O
presente texto segue a temática da pesquisa em andamento de pós-doutorado do autor, que está
sendo realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O objetivo desse estudo é revelar a
importância da mencionada estação radiofônica através de referências bibliográficas,
depoimentos e inserções em jornais e revistas de épocas distintas. Muitas apurações já foram
realizadas e compartilhadas com grupos de estudos.