REDES SOCIAIS E WEBJORNALISMO HIPERLOCAL: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE PERFIS DOS VEÍCULOS ON-LINE TOCANTINENSES
O jornalismo, portanto, encontra nas redes sociais uma função de fonte, de circulação e de
reverberação de informações. Este projeto tem como objetivo mapear, classificar e descrever os perfis dos
veículos on-line tocantinenses presentes nas redes sociais.
TELEVISÃO E MÍDIAS SOCIAIS: A CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDO DAS EMISSORAS DO TOCANTINS
O projeto de Iniciação Científica “Jornalismo
tocantinense nas mídias sociais: a circulação de conteúdo dos veículos tradicionais” tem a pretensão de
identificar e analisar os perfis dos veículos tradicionais tocantinenses nas mídias sociais. Na primeira
fase o foco foram as emissoras de televisão. Foram identificados quarenta e quatro perfis de dezoito
veículos diferentes. A partir da análise dos perfis podemos perceber que as emissoras de televisão
tocantinenses ainda não exploram adequadamente as ferramentas oferecidas pelas mídias sociais.
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM JORNALISMO NA ESPANHA: UM RETRATO DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E ESPECIFICIDADES DA GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Quais as principais características do atual modelo organizacional do ensino
universitário de Jornalismo na Espanha? Esta é a pergunta que norteia o presente texto,
resultado de uma investigação realizada pelo autor no segundo semestre de 2017, tomando por
base as atuais referências bibliográficas sobre o tema e o funcionamento de três universidades
públicas na região metropolitana da capital espanhola (Comunidade de Madrid) que ofertam
cursos de graduação em Periodismo.
UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DO PROJETO SOLO – MÃES SOLO VIVENDO A PANDEMIA NO BRASIL
O objetivo da pesquisa foi analisar as narrativas fotográficas, publicadas em formato de website, pelo Projeto SOLO – Mães Solo Vivendo a Pandemia no Brasil, para compreender os novos recursos narrativos e a abordagem do projeto que utilizou um método colaborativo, lento e processual.
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE JORNALISTAS NO BRASIL (2012 A 2017): UM ESTUDO SOBRE PERFIS DE JORNALISTAS QUE PERMANECEM NA CARREIRA
O trabalho apresentado trata da pesquisa “Trajetórias Profissionais dosJornalistas
Brasileiros” onde se fornece dados sobre como a categoria absorveu as crises de 2012 a
2017 e como os jornalistas ajustaram suas carreiras no período.
SUB.VER.SI.VO: MEMÓRIAS E POEMAS DE UM MENINO FEMININO: UM LIVRO-REPORTAGEM SOBRE A DISCRIMINAÇÃO CONTRA HOMENS AFEMINADOS A PARTIR DE UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA
O trabalho possui como principal problema a desvalorização e,
consequentemente, a discriminação para com os homens afeminados, que ocorre tanto
dentro quanto fora da comunidade LGBTQIA+. Portanto, teve-se como objetivo geral
valorizar os homens afeminados e incentiva-los a terem orgulho de quem são e escutarem
a si mesmos, para que entendam o que eles querem ser, mas os outros estão impedindo.
RETRATO DA PESQUISA APLICADA E EXPERIMENTAL: ANÁLISE QUANTITATIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2012 – 2022)
Interessados neste tema, o grupo de pesquisadores do projeto “Tecnologias da
comunicação e a formação em jornalismo”, ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação,
Tecnologia e Sociedade, do Centro Universitário Internacional Uninter, buscou verificar
qual o espaço deste tipo de pesquisa na pós-graduação brasileira.
A DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
A
produção analisa como foi seu julgamento no contexto social atual, em que o machismo
predomina e as lutas de grupos que defendem a equidade de gênero em todas as esferas
sociais torna-se cada dia mais complexa e difícil, mesmo após os avanços no sistema
judiciário em defesa da mulher.
RAÇA E GÊNERO EM FOZ DO IGUAÇU: UM LIVRO-REPORTAGEM SOBRE A EMANCIPAÇÃO DA MULHER NEGRA
A pesquisa teve como objetivo investigar a história da mulher negra e
os processos que levaram essas pessoas a serem marginalizadas e
desdenhadas desde a exploração de terras e colonização do Brasil.
PODCASTS JORNALÍSTICOS NO BRASIL: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES E DETALHAMENTO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS NO PERÍODO DE 2021-2022
Inicialmente, o podcast era desenvolvido de forma amadora.Dados informados pela Kantar Ibope
Media (MEIO E MENSAGEM, 2022), traz o Brasil como o quinto país em crescimento
na produção de podcasts em 2021, além disso, 57% dos usuários brasileiros com acesso
a internet passaram a ouvir produções em áudio durante o período da pandemia de Covid
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