FERRAMENTAS DIGITAIS COLABORATIVAS PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DE JORNALISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Este trabalho relata iniciativas de adaptação de ferramentas digitais gratuitas e colaborativas para
o ensino de práticas laboratoriais em jornalismo, notadamente técnicas de visualização e edição
de impressos e de telejornais, empreendidas pelos autores no âmbito do curso de Jornalismo da
Universidade Federal Fluminense desde a adoção do modo remoto como forma de retomar as
atividades de ensino, em agosto de 2020.
LIVROS-REPORTAGEM E MEMÓRIA DE IMPERATRIZ (MA): EXPERIÊNCIAS DE REPORTAGENS APROFUNDADAS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz
(MA), vem desenvolvendo, desde 2010, o estímulo sistemático à produção de livros-reportagem
como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), todos voltados para a interpretação da memória
tanto da cidade quanto de outros locais do Maranhão e região. A intenção deste relato é apresentar os métodos e características dessas obras (LIMA, 2009), que
foram concebidas com o amparo das Diretrizes Curriculares dos cursos de Jornalismo (2013).
DESAFIOS DA PRODUÇÃO LABORATORIAL EM JORNALISMO NO ANO I DA PANDEMIA DE COVID-19. RELATO E EXPERIMENTOS
Relato acerca do impacto causado pela pandemia da Covid-19 e pela consequente adoção do
ensino remoto nas disciplinas práticas Projeto Laboratorial de Jornalismo Impresso e Projeto
Laboratorial de Radiojornalismo no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, a
partir de março de 2021.
OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM TELEJORNALISMO NA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
Este estudo levanta a necessidade de orientação e prevenção aos estudantes de Jornalismo
durante o período de pandemia do novo coronavírus, principalmente, na execução das atividades
práticas das disciplinas de Telejornalismo/Jornalismo Audiovisual.
PROJETO PRÁTICO À DISTÂNCIA: O CASO DA TALÈ MAG
Este relato de experiência pretende expor modos de trabalho em grupo utilizados durante o
período de isolamento social devido à covid-19, através da execução de uma revista por alunos
do 5º semestre do Bacharelado em Jornalismo.
SÉRIE DE ENTREVISTAS: CIENTISTAS NO BRASIL
Este relato se refere ao projeto “Cientistas no Brasil” proposto na disciplina “Conceitos e Gêneros
do Jornalismo” da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo aos alunos do
primeiro ano (semestre 2) do curso de jornalismo no segundo semestre de 2020.
O TCC ADAPTADO AOS TEMPOS DE PANDEMIA: O PODCAST SUBSTITUI O DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL
A pandemia prejudicou especialmente o ensino laboratorial de telejornalismo, historicamente
presencial, em que os alunos tem acesso à prática por meio de exercícios de realização do
telejornal e dos formatos pelos quais a notícia se apresenta de forma audiovisual, como a
reportagem e o documentário. Sendo assim, o presente trabalho – sobre casos de feminicídio no Piauí – foi adaptado para o
formato de Podcast, com gravações realizadas pelo WhatsApp, utilizando-se, por fim, os estúdios
da Rádio Universitária 96,7 para a gravação dos offs da orientanda.
REDEMOINHOS DA INFORMAÇÃO: REVISTA VENTOS, PESQUISA EM JORNALISMO E DISCIPLINAS
A produção laboratorial na revista digital Ventos, no Curso de Jornalismo da Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, apresenta-se como
experiência de produção de reportagem sobre a realidade local/regional.A intenção pedagógica é proporcionar uma formação acadêmica
consistente, na qual a produção laboratorial é protagonista, em certo sentido, e receptora de
saberes e experiências oriundos mais especificamente de outros componentes curriculares e da
pesquisa.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICADA NO RÁDIO
O Volume UFPR é um dos programas da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR (AE
UFPR). Pensado inicialmente como um programa de entrevista, feito em parceria com a rádio
UniFM, Curitiba-PR, o Volume UFPR passou por algumas reformulações desde o início da
pandemia de Covid-19.
QUADRO A QUADRO: SUA REVISTA DE INFORMAÇÃO E CULTURA. PROJETO EXPERIMENTAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA
O Quadro a Quadro é um projeto experimental do curso de Jornalismo da Faculdade Sul
Americana (Fasam). O trabalho, desenvolvido nas disciplinas de Comunicação em Áudio e
Radiojornalismo, teve início em uma parceria da instituição com a Rádio Universitária (RU) da
Universidade Federal de Goiás (UFG).