JORNALISMO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA JOEME
Esta comunicação científica traz discussões sobre a Liga Acadêmica de Jornalismo (Joeme),
a primeira vinculada ao curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, em Picos-PI e
que se tornou um programa de extensão na referida universidade.
SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS” E A EXTENSÃO NA PANDEMIA COM JOVENS DE PARACATU DE BAIXO, EM MARIANA
Este artigo apresenta reflexões sobre a prática extensionista dos projetos de extensão
Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana e Memórias do Trauma, vinculados ao
programa de extensão Sujeitos de suas histórias, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop),
que atuam com comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em 2015, em
Mariana.
FLORIPA PINHOLE: A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS PRIMITIVAS DE REGISTRO FOTOGRÁFICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COM A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Este trabalho apresenta um relato do primeiro ano de funcionamento do Projeto de Extensão
Floripa Pinhole, desenvolvido por três professores do curso de Jornalismo da Universidade
Federal de Santa Catarina e aberto à comunidade acadêmica em geral. O projeto tem como
principal objetivo fotografar a cidade de Florianópolis com uma câmera Pinhole e, a partir das
atividades que envolvem o processo, suscitar a curiosidade e o aprimoramento das técnicas
fotográficas contemporâneas.
CONVERGÊNCIA, MULTIMIDIALIDADE E JORNALISMO EM FORMATO AGÊNCIA: O PORTAL MEDIAÇÃO DA UNINTER
O Mediação é um portal de notícias desenvolvido e mantido por alunos do curso
de jornalismo do Centro Universitário Internacional (Uninter), orientados por
professores, o qual constitui-se como programa de extensão. A constituição do site, além de
informação, inclui a prestação de serviços para estudantes da Uninter e do
público externo, e interface com uma série de outras plataformas.
OFICINA POCKET REPORTAGEM NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
O resumo expandido traz o relato da experiência na monitoria de um dos grupos de alunos da
turma do 8º ano da Escola Municipal de Tempo Integral – ETI Olga Benário, em Palmas, TO na
oficina de Pocket Reportagem. A oficina é um dos projetos de extensão da Especialização em
Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos do Observatório de Pesquisas
Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino – Opaje da Universidade Federal do Tocantins, que
possibilitou que aos alunos do ensino fundamental conhecer princípios básicos do jornalismo e
da produção de vídeo reportagens com o uso do celular.
RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS OFICINAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM “ENSINO DE COMUNICAÇÃO/JORNALISMO: TEMAS CONTEMPORÂNEOS” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
O presente paper traz reflexões sobre o papel da extensão universitária a partir da
experiência vivenciada nas atividades de extensão promovidas pelo curso de especialização “Ensino de
Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos” do Núcleo de Pesquisa e Extensão “Observatório
de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino – OPAJE” da Universidade Federal do Tocantins –
UFT.
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE JORNALISMO DA UNISUL: A APLICAÇÃO DOS EIXOS TRANSVERSAIS DO MEC NO PROJETO “A COMUNICAÇÃO É SOCIAL”
O presente relato tem como objetivo apresentar a transversalidade de ações que articulam o
processo de ensino com extensão através de práticas formativas e transformadoras, realizadas
por professores e estudantes do Curso de Jornalismo da Unisul (Universidade do Sul de Santa
Catarina), no município de Tubarão.
UNINTER INFORMA: AO VIVO
O radiojornal Uninter Informa é um projeto de extensão voltado para o aprendizado de
radiojornalismo veiculado na Rádio web Uninter ao vivo e divulgado nas redes sociais. O projeto
é um treinamento que colabora na compreensão prática da produção jornalística voltada para o
rádio, um dos veículos com maior propagação de notícias.
PROJETO DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO: ULTRAPASSANDO OS MUROS DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Este artigo parte da experiência na organização do projeto de extensão Combate
à Desinformação nos Campos Gerais entre maio e outubro de 2022, vinculado ao
Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O projeto
discute riscos de circulação de fake News na sociedade contemporânea, atuando na
redução de impactos da desinformação.
A EXPERIÊNCIA LABORATORIAL DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NO PROGRAMA DE ASSESSORIA PARA MICROEMPREENDEDORES DE PONTA GROSSA (PAMPG)
Essa necessidade acadêmica, que por si só já colocava alguns desafios a serem
enfrentados, aconteceu em um momento de aumento no número de mortes pela pandemia
mundial por Covid-191
. Desde março daquele ano todas as atividades acadêmicas
estavam ocorrendo de forma remota e não havia condições para que a comunidade
pudesse contar com a presença física dos discentes e docentes do curso.