7º Encontro Regional Sul de Ensino de Jornalismo

Sobre o evento

O VII Encontro Regional Sul de Ensino de Jornalismo (Erejor Sul) ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2024. Um evento 100% online, organizado pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB). “Diretrizes, mudanças do Jornalismo e os impactos no ensino” foi a temática do Erejor Sul 2024, para refletir os resultados em dez anos de aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para os cursos de Jornalismo, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2013. A decisão adaptou a nomenclatura dos cursos e também versou a respeito das políticas, o processo pedagógico, o perfil técnico e a filosofia de formação das graduações.

Anais do Evento

Marcelo Engel Bronosky, Amanda Cristine Lima Crissi

Atividades de Extensão

Desinformação, qualidade de informação, letramento midiático

A desinformação, embora não seja um fenômeno recente, intensificou-se nas últimas duas décadas no jornalismo, comprometendo a qualidade da informação e minando a confiança do público nas instituições.

Renan Colombo

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Empreendedorismo, Projetos

A experiência aqui relatada descreve o desenvolvimento de projetos jornalísticos empreendedores por estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR, na disciplina de Projeto Experimental Inovador em Jornalismo (PEX), ofertada no 8º e último período do curso.

Maria Eduarda Melo da Silva Lopes, Marislei Ribeiro

Produção Científica

Análise, CNN Brasil, Desinformação

O trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise acerca da cobertura jornalística da CNN Brasil sobre o caso de violência de gênero sofrida pela atleta argelina Imane Khelif, e como objetivos específicos: examinar as escolhas editoriais do veículo de

Roseméri Laurindo, Clarissa Josgrilberg Pereira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, comunicação social

O estado Santa Catarina é destaque no movimento pela retomada da especificidade do Jornalismo nas universidades brasileiras, cujo marco no século XXI foi a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC), além das iniciativas

Juliana Del Secchi, Marcos José Zablonsky

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, Atividades Complementares, Geração Z, Estágio,
Empregabilidade.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em autores como Christofoletti e Berger, o estudo analisa o impacto positivo da integração entre teoria e prática no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Além disso, o artigo discute o perfil da

David Candido dos Santos, Amanda Cristine Lima Crissi, KARINA JANZ WOITOWICZ, Maria Victória Klosienski

Atividades de Extensão

Desinformação, educação midiática

O presente relato de experiência visa apresentar reflexões sobre uma das abordagens adotadas para combater a desinformação, por meio de práticas educativas com pessoas acima de 60 anos, pelo projeto de extensão “Combate à Desinformação nos Campos Gerais” do Curso

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