24ª ENEJor

Sobre o evento

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) realizou o seu 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em formato híbrido. Mais de 180 pessoas se inscreveram de mais de 30 instituições de todas as regiões do Brasil. O evento registrou 86 apresentações no 20º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

Anais do Evento

Alanna Della Possa Contador, Guilherme Gonçalves Carvalho, Alexsandro Ribeiro

Produção Científica

Pesquisa aplicada,
jornalismo,
financiamento,
desafios,
universidades brasileiras

A falta de financiamento representa um desafio significativo para o desenvolvimento da pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil. Este artigo, que é um recorte advindo de um trabalho de conclusão de curso, foca nos obstáculos financeiros enfrentados por universidades públicas

DIONE OLIVEIRA MOURA, Valquíria Guimarães da Silva

Produção Científica

Podcast,
Comunicação,
Mulher Negra,
Mulher Indígena,
Interseccionalidade

A história do rádio no Brasil abrange pouco mais de cem anos e, nesse período, tanto homens quanto mulheres desempenharam papéis fundamentais na consolidação dessa mídia. No entanto, a história da contribuição das mulheres foi apagada e silenciada durante décadas.

Tayná Aparecida Sousa de Freitas, Ângela Teixeira de Moraes

Pesquisa na Graduação

Agenda-setting,
Jornalismo,
Imprensa,
Cinema

O presente artigo propõe a análise da representação da imprensa no longa-metragem “O que é isso, Companheiro?” a partir da hipótese da agenda-setting, para compreender como a função de agendamento dos meios de comunicação de massa se comporta em relação

Luíza Grecco Altoé, Zanei Ramos Barcellos

Pesquisa na Graduação

Jornalismo,
Inteligência Artificial,
Google Trends,
Perplexity AI,
Pinpoint,

As plataformas que usam Inteligência Artificial estão integradas ao cotidiano da sociedade e, apesar do temor de que substituirão o trabalho humano, a presente pesquisa se dedica a mostrar o contrário. Ao passar dos anos, cada vez mais as redações

Jociene Pedrini

Atividades de Extensão

comunicação científica,
meio ambiente,
Ecomciência,
divulgação científica

Este artigo apresenta o projeto “EcomCiência”, desenvolvido no curso de Jornalismo da UFMT, campus Barra do Garças. A iniciativa visa produzir e disseminar jornalismo científico-ambiental no Vale do Araguaia, tornando a ciência mais acessível ao público. Em um contexto de

Luiz Eduardo Krüger Dias, Kellen Ceretta

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Matriz curricular,
Ensino à distância,
Jornalismo

Este trabalho visa discutir teórica e metodologicamente a atualização curricular do curso de Jornalismo na modalidade à distância de uma universidade privada no interior do estado de Goiás. Buscou-se alinhar as boas práticas no que tange à construção dos currículos

Galeria de imagens