24ª ENEJor

Sobre o evento

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) realizou o seu 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em formato híbrido. Mais de 180 pessoas se inscreveram de mais de 30 instituições de todas as regiões do Brasil. O evento registrou 86 apresentações no 20º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

Anais do Evento

Bárbara Emanuel

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

revistas,
ensino de jornalismo,
experiência didática

Relato de uma atividade conduzida na disciplina Planejamento Visual-Gráfico, obrigatória para estudantes de uma graduação em Jornalismo. Equipes de estudantes elaboraram propostas de novas revistas, incluindo os seguintes itens: contextualização (público-alvo, temática, abordagem e personalidade), pesquisa (painel semântico e benchmarking),

Karina Gomes Barbosa

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

gênero e sexualidade,
observatório de mídia,
educação midiática,
jornalismo,
extensão

Neste artigo, busco refletir sobre alguns pressupostos que norteiam as ações práticas do observatório de mídia, gênero e sexualidade Ariadnes. Além disso, teço considerações sobre em que consiste, em nossa perspectiva, uma crítica de mídia feminista ou com perspectiva de

Soraya Venegas Ferreira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

PRODUÇÃO LABORATORIAL,
CONGRESSOS DE JORNALISMO,
CONEXÃO JEDUCA

Esse relato de experiência se propõe a apresentar o processo de produção da websérie Conexão Jeduca, que dentre seus objetivos visava aproximar os estudantes matriculados na disciplina de Técnicas de Reportagem Jornalística em 2024.2, na Estácio Niterói, dos congressos profissionais.

Louize Karoline Lazzarim, José Carlos Fernandes

Pesquisa na Graduação

Educação,
História da Educação,
Livro-reportagem,
Manifestação

Livro-reportagem registra vozes dos cidadãos que presenciaram, ou foram afetados, por greve histórica dos educadores do Paraná, por meio de entrevistas com fontes selecionadas. O ano letivo de 2015 iniciou com defasagens graves à educação, como falta de estrutura física

Dennis Oliveira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Jornalismo comunitário,
Ensino de jornalismo,
Iniciação ao Jornalismo

Este relato traz a experiência de ensino na disciplina Laboratório de Iniciação ao Jornalismo no curso da Escola de Comunicações e Artes da USP realizada a partir da produção de jornalismo comunitário. Os dois produtos desta disciplina são o jornal

Catharina Lavorski, Felipe Simão Pontes

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Jornalismo,
Violência,
Campo jornalístico

O trabalho busca compreender de que maneira a violência afeta os conceitos de credibilidade e autoridade dentro do campo jornalístico. A partir dos últimos relatórios da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Associação Brasileira

Galeria de imagens