24ª ENEJor

Sobre o evento

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) realizou o seu 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em formato híbrido. Mais de 180 pessoas se inscreveram de mais de 30 instituições de todas as regiões do Brasil. O evento registrou 86 apresentações no 20º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

Anais do Evento

Gabriel Pinheiro de Almeida, Marco Túlio Câmara

Pesquisa na Graduação

Podcast,
Inovação,
Jornalismo

Este relato de experiência conta sobre a produção do podcast “Foca na Pauta”, como parte da criação do Núcleo de Mídias Digitais, contemplado pelo Projeto de Inovação Pedagógica da Universidade Federal do Tocantins.

Valquiria Michela John, Thiago Amorim Caminada, João Cubas Martins

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Lugar de memória,
Perfil,
Biografia,
Ensino de Jornalismo

O texto apresenta o relato da experiência desenvolvida na disciplina Comunicação, Mídia e Memória, ofertada como optativa aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da UFPR no ano de 2024. A disciplina teve como propósito discutir as aproximações entre

Maria Eduarda Melo da Silva Lopes, Carolina Pereira Soares, Marislei da Silveira Ribeiro

Pesquisa na Graduação

FEMINICÍDIO,
VIOLÊNCIA DE GÊNERO,
GÊNERO,
JORNALISMO,
ANÁLISE DE DISCURSO

O presente trabalho busca investigar como o jornalismo está construindo o seu discurso sobre a violência de gênero contra mulheres vítimas de feminicídio, levando em conta que a mídia exerce um papel importante enquanto veículo formador de opinião pública na

Clarissa Josgrilberg Pereira, Felipe Adam, Roseméri Laurindo

Produção Científica

Ensino de Jornalismo,
Graduação,
Cursos de Jornalismo em SC,
Pesquisa em Jornalismo

Este estudo, realizado em parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), tem como objetivo mapear os cursos de Jornalismo em Santa Catarina, analisando sua estrutura, projetos pedagógicos e relação com

Jéssica dos Santos Natal, Guilherme Carvalho

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

inteligência artificial,
direito autoral,
jornalismo,
ética no jornalismo,
jornalismo e inteligência, artificial

Nos últimos anos, o jornalismo brasileiro adotou com mais afinco sistemas de Inteligência Artificial Generativa para a produção de notícias. Em especial, os veículos tradicionais estão lançando iniciativas próprias, que visam garantir um padrão editorial para reportagens, análise de dados,

Manoel Anjos, David Candido dos Santos, Maria Victória Klosienski

Atividades de Extensão

educação midiática,
desinformação,
estratégia didática,
ensino de jornalismo

O objetivo deste trabalho é analisar as adaptações feitas no jogo de cartas “Real ou Fake?” para o contexto do debate sobre desinformação e educação midiática em escolas públicas de Ponta Grossa-PR. São discutidos os critérios usados nas adaptações, abrangendo

Galeria de imagens