22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

WhatsApp Image 2023-10-02 at 19.11.32

Sobre o evento

22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (22º ENEJor), promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), que ocorreu entre os dias 25 a 28 de abril de 2023, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento contou com 375 inscritos, 59 trabalhos aprovados para apresentações nos Grupos de Pesquisa e no Grupo de Trabalho. Foi realizada a entrega do prêmio ABEJ de Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo, concedida à professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sandra de Deus. Bem como, a homenagem ao professor do Departamento de Comunicação Social, professor João Bosco Ferreira e a aprovação da Carta de Manaus.

Anais do Evento

Ivan Paganotti

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, Banca, Avaliação, Didática, Sistematização

O trabalho apresenta uma proposta para organizar as arguições em bancas de avaliação (como TCCs ou defesas de pós-graduação) para que o docente otimize o tempo da arguição, e também para facilitar ao aluno identificar pontos principais que demandem resposta

Luiza Zanotti Moro; Marcelo Engel Bronosky

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Projeto pedagógico do curso, graduação em Jornalismo, UEPG

Este artigo tem por objetivo compreender os efeitos da internet na grade curricular da graduação em jornalismo da UEPG. A partir da busca de projetos pedagógicos do curso dos anos de 2004, 2014 e 2023, notou-se a redistribuição e diluição

AGDA PATRICIA PONTES DE AQUINO

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Ensino, Fotojornalismo, Diretrizes, Fluxograma, Jornalismo

Este artigo tem por objetivo trazer propostas viáveis para a estruturação do ensino de fotojornalismo nos cursos de graduação em jornalismo do país, através de fluxogramas e matrizes curriculares, mas também apontando para outras possibilidades de fortalecimento do campo dentro

Rodrigo Pelegrini Ratier

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo decolonial, Jornalismo sindical, Comunicação popular, Jornalismo audiovisual

O presente relato visa descrever e analisar uma experiência de educação não-formal envolvendo jovens jornalistas recém-formados e jovens agricultores de sindicatos filiados à Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Apontam-se as características mais relevantes tanto do processo quanto das

Edileuson Santos Almeida

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Amazônia, Ensino Superior, Jornalismo, Projeto Pedagógico, Meio Ambiente

As diretrizes curriculares de Jornalismo (2009) defendem a autonomia curricular como imperativo na atualização dos projetos pedagógicos, considerando o compromisso institucional com a região, o artigo trata sobre como a temática meio ambiente está presente na matriz dos cursos de

Ítala Clay de Oliveira Freitas

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo Indígena, Crônicas, Métodos de Ensino-Aprendizagem

Este artigo resulta da experiência pedagógica com a Oficina de Introdução às Crônicas no Jornalismo, na comunidade indígena Parque das Tribos (Manaus-AM). Objetiva documentar e organizar pensamentos sobre escrita criativa, no pós-doutorado, na FAPSI/UFAM. Justifica-se na pesquisa com métodos de

Galeria de imagens