21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

Sobre o evento

21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), ocorreu entre os dias 20 a 22 de abril, em Teresina (PI). Organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, com apoio da Universidade Estadual do Piauí, Faculdade R. Sá e Centro Universitário Estácio. Contou com 62 trabalhos apresentados, divididos em 6 grupos e, em cada um deles, um trabalho recebeu menção honrosa. No encontro, foi aprovada a Carte de Teresina, importante documento onde constam alguns compromissos para o próximo ano dentro da ABEJ. O Prêmio ABEJ foi entregue ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Anais do Evento

Alessandra Gomes Duarte Lima; Gabriela Pereira Melo; Mauricio Hiroaki Hashizume; Ana Carolina Costa dos Anjos

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo de Dados, Projeto Pedagógico do Curso, Universidade de
Gurupi

As mudanças tecnológicas impactam a comunicação social e o modo de produção de notícias, desta forma, o curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi reformulou, em 2020, a matriz curricular que dá foco ao Jornalismo de Dados e este texto apresenta um

Thaís Helena Ferreira Neto; Alessandra Dutra; Givan José Ferreira dos Santos

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Teorias de aprendizagem e ensino, Teoria do desenvolvimento cognitivo, Piaget, Suporte didático, Gêneros textuais jornalísticos

A intencionalidade pedagógica de um Aplicativo (App) com base em gêneros textuais jornalísticos e sua contextualização e aplicabilidade na tríade piagetiana: assimilação, acomodação e equilibração, objetivam o presente trabalho. A articulação teórica e experimental de teorias de aprendizagem e ensino encontrou nas obras

Marcos Carvalho Macedo; Yvana Fechine

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Transmídia, Roteirização, Jornalismo, Método, Ensino

O exercício da profissão de jornalista tem se reconfigurado, exigindo desses profissionais competências midiáticas e discursivas que se associam ao modelo de produção transmídia. Este trabalho sistematiza algumas contribuições da aplicação de um método de ensino de roteirização de reportagens especiais transmídia que

Magali Moser

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo regional, Jornal de Santa Catarina, Imprensa catarinense, Jornalismo FURB, 50 anos do Santa

O aniversário de 50 anos do Jornal de Santa Catarina, celebrado em 22 de setembro de 2021, motivou um momento de reflexão e discussão sobre o jornalismo profissional em Blumenau (SC), numa interação entre professores, estudantes, profissionais e a comunidade em geral. Como

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Planejamento Gráfico, Criação Visual, Aulas remotas, Sala de Aula Invertida, Ensino de Jornalismo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de aulas remotas das disciplinas de Planejamento Gráfico e Criação Visual do curso de Jornalismo da UFMT – Campus Araguaia, ocorridas no segundo semestre de 2021, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, trazendo como

Zanei Ramos Barcellos

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Inteligência artificial (IA), Algoritmos, Jornal laboratório

Embora já integrem muitas das atividades relacionadas às notícias, os algoritmos e os sistemas de inteligência artificial (IA) quase não se fazem presentes nos currículos de Jornalismo. Esta comunicação científica expõe como a inserção vem sendo feita e apresenta os resultados de

Galeria de imagens