16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

homepageImage_pt_BR

Sobre o evento

O 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) ocorreu nos dias 28, 29e 30 de setembro de 2016 em Goiânia-GO, que recebeu organização dos cursos de Jornalismo do Estado de Goiás (UFG, PUC, ARAGUAIA, FASAM, ALFA e OBJETIVO-Rio Verde).

Anais do Evento

Juliana Santana dos Santos; Karin Giordani Sampaio; Clea Torres; Talita Sabrina; Matheus Pacheco; Antonio Sebastião da Silva

Jornalismo, Política, Mídia, Ideologia

A pesquisa tem o objetivo de compreender de que maneira o Jornalismo brasileiro organiza o conhecimento social sobre a América Latina, a partir de suas narrativas, com suas estratégias, seleção de vozes e desempenhodos personagens nas intrigas.

Antônio Sebastião da Silva; Alfredo José Lopes Costa

Prática laboratorial, Webjornalismo, Projeto de Extensão

O projeto tem como objetivo colocar os estudantes de Jornalismo em contato com fatos sociais, para que possam transformá-los em notícia. Trata-se de oportunidade de relacionar teoria e prática de comunicação em processo de ensino-aprendizado.

Angelita Pereira de Lima; Luana Silva Borges

Ensino de jornalismo, Produções laboratoriais integradas, Jornalismo
compartilhado, Diretrizes curriculares

Com este relato queremos mostrar a experiência de articulação entre as disciplinas laboratoriais e práticas do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás em torno das produções jornalísticas e do conhecimento.

Lilian Saback

World Café, Ensino de Jornalismo, Mídias Locais, Metodologia,
Comunicação

Este artigo apresenta os resultados obtidos com a aplicação da metodologia “World Café” com os alunos de Mídias Locais, disciplina oferecida no 7º período do curso de Comunicação Social da PUC-Rio.

Patrícia Maurício

Metodologias de ensino, Novas diretrizes curriculares, Ensino de
Jornalismo, Radiojornalismo

Este artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa sobre o ensino do Radiojornalismo no Rio de Janeiro no momento em que começam a ser implantadas as novas diretrizes curriculares do MEC para os cursos de Jornalismo. Foi feita uma revisão bibliográfica preliminar

Marli Barboza da Silva; Rosana Alves de Oliveira

Diretrizes Curriculares, Ensino do Jornalismo, Estágio
Supervisionado Alto Araguaia

O artigo em tela apresenta a proposta pedagógica do Estágio Supervisionado, a partir do funcionamento programático da disciplina no curso de Jornalismo ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia. Pretendese colaborar com a discussão sobre os

Galeria de imagens