RADIOJORNALISMO LOCAL: UM DEBATE SOBRE DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NAS RELAÇÕES COM AS COMUNIDADES E O OUVINTE
O seguinte trabalho tem como objetivo debater sobre a relevância do radiojornalismo local. A pesquisa busca destacar a importância do rádio na construção da identidade das comunidades e na divulgação de informações de interesse público. O estudo discute as características do rádio como meio de comunicação, que, apesar dos desafios impostos pela era digital, continua a desempenhar um papel fundamental na proximidade com o público e na veiculação de notícias locais
DINÂMICAS DE TRABALHO EM AMBIENTE DE REDAÇÃO INTEGRADA: O CASO DO PORTAL MULTIMÍDIA PERIÓDICO DO CURSO DE JORNALISMO DA UEPG
A disciplina Núcleo de Redação Integrada II (NRI II), que faz parte da grade curricular atual do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem o objetivo de oportunizar aos alunos a experiência de uma rotina produtiva focada no ambiente digital.
A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE UM BLOG-LABORATÓRIO EM JORNALISMO NA UFPR: DA PAUTA GERAL À EMERGÊNCIA CLIMÁTICA EM PAUTA
Este relato de experiência apresenta a produção jornalística desenvolvida na disciplina obrigatória de Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná, por meio de um blog-laboratório, com cobertura local em editorias diversas, que se desenvolve há cerca de treze anos.
PLANEJAMENTO VISUAL-GRÁFICO: CRIAÇÃO DE REVISTAS
Relato de uma atividade conduzida na disciplina Planejamento Visual-Gráfico, obrigatória para estudantes de uma graduação em Jornalismo. Equipes de estudantes elaboraram propostas de novas revistas, incluindo os seguintes itens: contextualização (público-alvo, temática, abordagem e personalidade), pesquisa (painel semântico e benchmarking), identidade (nome e logotipo) e diretrizes gráficas (formato, tipografia e exemplos de linguagem imagética).
CONEXÃO JEDUCA: MAIS UM CONGRESSO DE JORNALISMO EM SALA DE AULA
Esse relato de experiência se propõe a apresentar o processo de produção da websérie Conexão Jeduca, que dentre seus objetivos visava aproximar os estudantes matriculados na disciplina de Técnicas de Reportagem Jornalística em 2024.2, na Estácio Niterói, dos congressos profissionais. A primeira experiência de aproximação ocorrera em 2021, durante a pandemia, e no modelo de ensino remoto.
Iniciação ao jornalismo com produção de veículo comunitário
Este relato traz a experiência de ensino na disciplina Laboratório de Iniciação ao Jornalismo no curso da Escola de Comunicações e Artes da USP realizada a partir da produção de jornalismo comunitário. Os dois produtos desta disciplina são o jornal impresso “Notícias do Jardim São Remo” e o portal de notícias “Central Periférica”.
CAMPUS MULTIPLATAFORMA: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO JORNALÍSTICO MULTIMÍDIA
Nos últimos anos, o jornalismo tem sofrido uma reconfiguração estrutural devido à crescente dependência de sistemas algoritmos que controlam a visibilidade de conteúdos. Diante disso, novas plataformas jornalísticas precisam se adequar a essa lógica, adaptando-se com o desenvolvendo de suas próprias plataformas e algoritmos.
CAMPUS MULTIPLATAFORMA: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO JORNALÍSTICO MULTIMÍDIA
Nos últimos anos, o jornalismo tem sofrido uma reconfiguração estrutural devido à crescente dependência de sistemas algoritmos que controlam a visibilidade de conteúdos. Diante disso, novas plataformas jornalísticas precisam se adequar a essa lógica, adaptando-se com o desenvolvendo de suas próprias plataformas e algoritmos.
ENTREVISTAS INDIVIDUAIS COMO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ESTUDANTES DE JORNALISMO
O presente relato objetiva descrever, registrar e refletir sobre uma atividade laboratorial realizada durante quatro semestres letivos junto ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (JOR-UFSC), na disciplina de Linguagem e Texto Jornalístico I.
ELEIÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA LABORATORIAL QUE COMEÇA NO MANUAL DE COBERTURA E SE ESTENDE PELA VIDA DE JORNALISTA
Este relato de experiência aborda a cobertura das Eleições Municipais de 2024 realizada pelos estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR no âmbito do projeto Fatos Narrativas Midiáticas. A atividade consistiu na produção de conteúdo multimídia para a Rede Comunicare, abrangendo o acompanhamento de debates, sabatinas e entrevistas, além de transmissões ao vivo no dia da eleição.