Da nota seca à grande reportagem: o passo a passo da reportagem televisiva no ensino de telejornalismo

Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar a dinâmica do ensino de reportagem televisiva na disciplina “Jornalismo em TV 1” do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás ministrada no segundo semestre de 2023. Considerando as especificidades do audiovisual, acreditamos que o aprimoramento técnico na produção de reportagens televisivas passa pelo domínio das diferentes etapas que vão se complexificando à medida que nos aproximamos da grande reportagem. Assim, nos propomos a fazer uma reflexão sobre a proposta que propõe aos discentes da disciplina o percurso que envolve a produção de cinco trabalhos: nota seca, nota coberta, matéria sem passagem, matéria com passagem e grande reportagem.

Transmídia e publicações digitais: experiência didática na graduação

Relato de experiência em disciplina prática optativa com participação de estudantes de graduação de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, na qual foram elaboradas publicações digitais dentro de uma estratégia transmídia, ou seja, um tema articulado de forma complementar em diferentes meios e com diferentes linguagens. As publicações criadas pelos discentes incluíram páginas web, colagens digitais, memes de recontextualização, infográficos, vídeos para TikTok, capas animadas de revistas e portfólios digitais. A abordagem transmídia promoveu uma visão estratégica, assim como o desenvolvimento de diferentes competências do design de comunicação.

Teórico-prático no ensino de Jornalismo

O trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência da disciplina de Produção Radiofônica em 2023-2, com acadêmicos do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). A iniciativa buscou promover o conhecimento sobre as emissoras de rádio em Goiânia e estimular o conhecimento do veículo, sua linguagem e fases de produção. O projeto, que integrou o Plano de Ensino da disciplina, foi concebido com a participação dos estudantes e resultou em um organograma de ações envolvendo desde a visita técnica até a produção de um produto jornalístico. Apresentação dos relatórios das visitas e posteriormente dos projetos de produção para as rádios também integraram o planejamento. A proposta foi promover a troca de experiências. O produto prático do projeto foi apresentado em uma mostra de trabalhos. Os estudantes também foram convidados para relatar suas experiências em um memorando da mesma disciplina.

Teorias e técnicas do jornalismo aplicadas ao ensino profissionalizante: uma experiênicia no curso ‘desenvolvedor de conteúdos youtube’, no senai três rios

Este relato descreve a experiência do jornalista como instrutor no curso “Desenvolvedor de Conteúdos YouTube”, no Senai Três Rios, com estudantes do ensino médio. Parte do curso baseou-se em princípios jornalísticos, abarcando teoria e prática da área adaptadas à produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e redes sociais. Exploraram-se conceitos das teorias da comunicação e do jornalismo, além de técnicas de apuração, edição, design para o audiovisual e literacia midiática. O relato destaca a importância da relação entre jornalismo e produção audiovisual, as responsabilidades éticas e legais na produção digital e a adaptação dos métodos de ensino e avaliação. Como resultado relatado, tem-se o progresso profissional dos alunos, com despertado interesse pela comunicação e até a consideração de futuras incursões acadêmicas na área, alinhado às demandas contemporâneas do ambiente midiático digital e seus desafios.

Revista Babel: integração latino-americana e decolonialismo por meio de revista-laboratório

Este relato pretende mostrar como o processo de ensino-aprendizagem da Revista Babel, produção laboratorial do curso de jornalismo da ECA-USP, contribui para construir a descolonização do conhecimento na medida que os estudantes passam a ter como referências fontes, personagens, autoras, autores e escolas de pensamento latino-americanas, além das tradicionalmente referências norte-americanas e europeias. Desta forma, a Revista Babel torna-se um veículo com critérios latino-americanos e decoloniais de jornalismo que fomentam nos alunos o espírito crítico para integração latino-americana, combate ao racismo e ao machismo e compreensão das características geopolíticas dos países que compõem a América Latina.

Redes sociais e informação audiovisual: prática experimental na UFBA.

As mudanças promovidas pela tecnologia, com a valorização de novos dispositivos para a produção e a distribuição de conteúdo por meio das redes sociais, estimularam o desenvolvimento de novos formatos, especialmente, para a divulgação de informação audiovisual, com reflexos nas atividades de ensino. O objetivo deste relato de experiência é descrever a proposta desenvolvida em uma disciplina optativa do Curso de Comunicação, de diferentes habilitações, da Universidade Federal da Bahia, no segundo semestre letivo de 2023. Os estudantes realizaram produtos de informação audiovisual, de forma experimental, para que pudessem avaliar o potencial da tecnologia, pela integração com as redes sociais, a partir das referências sobre formatos publicados na internet, de acordo com o modelo do jornalismo de televisão.

Radiojornalismo local: Um panorama das rádios de Ponta Grossa (PR)

O presente trabalho trata sobre as aproximações entre o jornalismo popular e o radiojornalismo local,
com o intuito de elucidar como ocorrem as práticas jornalísticas nestes cenários. A pesquisa traz
estatísticas sobre a presença do rádio no Brasil nos últimos anos e traz dados sobre as emissoras de rádio
do município de Ponta Grossa, localizado no interior do Paraná. O trabalho é parte de uma dissertação
com foco nas fontes do radiojornalismo em uma emissora da cidade.

Rádio Facom nos Jogos Olímpicos 2024 e na Copa do Mundo 2022: credibilidade e tradição na formação de novos jornalistas esportivos

Apresentamos o trabalho de formação dos alunos de Jornalismo, da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF), por meio de dois projetos tradicionais na Rádio laboratório do curso: a cobertura dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol masculino. O trabalho começou em 1994, com a Copa do Mundo de Futebol disputada naquele ano nos Estados Unidos. A iniciativa já levou ao mercado de trabalho dezenas de profissionais que se especializaram na área do Jornalismo Esportivo e atuam na cobertura de inúmeras pautas, por diferentes plataformas. Agora, em 2024, a disciplina opcional “Jornalismo Esportivo” já começou a formar e a preparar a equipe das transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris. Em 2022, a Copa do Catar reuniu um grupo de estudantes coordenado por professores que abriram os microfones para transmissão de 38 jogos do maior evento de futebol do Mundo.

Ouça com café : fé sob pressão, narrativas de cristãos perseguidos

Este trabalho tem o objetivo de retratar histórias sobre a perseguição sofrida pelos cristãos. As narrativas serão produzidas para serem distribuídas por um canal de podcast, priorizando, principalmente, a narrativa oral. Compreender por que sociedades e alguns países desamparam os cristãos, promovem perseguições sistemáticas, e se levantam contra comunidades inteiras, violentando e matando mulheres, homens e crianças, que professam a fé cristã, também é explicado nas narrações do podcast. Particularmente, alguns fatos históricos descrevem sobre o impedimento do exercício da dignidade do pensamento e da liberdade religiosa, e é intuito deste trabalho de conclusão de curso, realizado no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, reportar as violações de direitos sofridas pelos cristãos em alguns países, além de possibilitar a propagação destes fatos.

Na frequência da moda: design e estilismo Piauienses nas ondas da rádio universitária da UFP

O programa Na Frequência da Moda é uma parceria intersetorial da Universidade Federal do Piauí, entre a rádio-laboratório Universitária 96,7 FM e o Curso de Moda, Design e Estilismo. Consiste em um programa de entrevistas ao vivo, quinzenal, de 30 minutos de duração, discutindo temas relacionados ao mercado da moda piauiense, como sustentabilidade, empreendedorismo, identidade regional, entre outros. Com a apresentação da aluna de jornalismo e bolsista da Rádio, Giovanna Rêgo, o programa nasceu a partir de um projeto para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por alunos, professores e outros profissionais da área: a revista Contrafio, produto resultante de um projeto de extensão e que aborda debates que levam à reflexão sobre o mundo da moda.