Pesquisa aplicada e as possibilidades para uma formação propositiva em jornalismo

O artigo propõe um debate epistemológico a respeito das implicações que a quase ausência da pesquisa aplicada em jornalismo provoca na formação institucional em jornalismo. Temos como hipótese que o desenvolvimento de pesquisas aplicadas na área pode ser uma importante atividade no sentido de contribuir para a superação da dicotomia entre teoria e prática, não apenas do ponto de vista da formação de profissionais, mas também no estabelecimento de relações entre universidades e instituições jornalísticas. Partindo disso, construímos um debate que busca identificar os principais desafios para o campo acadêmico, considerando a bibliografia especializada.

Perspectivas sobre a pesquisa em Comunicação no Brasil: Mapeamento dos Programas de Pós-Graduação e suas linhas de pesquisa

Conhecer o passado nos guia na jornada de planejar o futuro, pois somente entendendo de onde viemos, podemos traçar com sabedoria o caminho que desejamos percorrer. Para mirar o futuro do campo da Comunicação no Brasil, é preciso conhecer a história dos programas de pós-graduação em Comunicação, que tanto contribuem para o ensino, pesquisa e formação de pesquisadores no Brasil. O objetivo deste estudo é analisar a evolução dos cursos de mestrado e doutorado em comunicação no Brasil, explorando essa transformação sob a perspectiva das linhas de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação. Para tal, utilizou-se como procedimentos metodológicos a revisão da literatura acadêmica e a análise de dados quantitativos e qualitativos coletados na Plataforma Sucupira. Por fim, identificou-se que as perspectivas de futuro para os programas de pós-graduação em Comunicação no Brasil incluem a expansão planejada e a descentralização para regiões menos especializadas, com foco na qualidade e na competitividade.

O discurso jornalístico enquanto procedimento metodológico

O artigo enfatiza as noções do papel do jornalismo enquanto ferramenta formadora e disseminadora de informações e sua funcionalidade enquanto metodologia de análise. A técnica que engloba esse viés é pautada em Foucault (2011), alinhando as noções clássicas de Análise de Discurso com uma abrangência compatível com procedimentos metodológicos no campo da pesquisa científica. Por isso, é apresentado o conceito científico de análise do discurso, assim como elencar os pontos importantes do emprego da tendência teórica de Análise Crítica de Discurso e seu emprego. Assim, com o objetivo de socializar esse processo metodológico, a concentração está em suas principais etapas, ou seja, nos procedimentos mais relevantes de como realizar uma análise do discurso no processo de pesquisa científica. Por fim, é discutida a validade e a importância dessa técnica nas pesquisas científicas, preferentemente nas que se caracterizam como qualitativas.

Levantamento anual de dados sobre pesquisa aplicada em jornalismo no brasil

Este relato de experiência apresenta os achados de um levantamento anual feito por alunos de iniciação científica do Centro Universitário Internacional Uninter sobre a produção de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil. A pesquisa envolveu a análise de publicações relacionadas à pesquisa aplicada em jornalismo em periódicos científicos, dissertações e teses de programas de pós-graduação, bem como nos anais de eventos científicos da área (Intercom, Compós, SBPJor, Abej, Enejor e Alcar) no período de 2010 a 2023. Os resultados encontrados alimentam a base de dados do Observatório da Pesquisa Aplicada no Brasil (OPAJor) e revelam um baixo número de trabalhos, os quais também foram classificados em diferentes tipos de pesquisa (bibliográfica, descritiva e experimental) de acordo com a fonte de publicação. Este relato de experiência apresenta os achados de um levantamento anual feito por alunos de iniciação científica do Centro Universitário Internacional Uninter sobre a produção de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil. A pesquisa envolveu a análise de publicações relacionadas à pesquisa aplicada em jornalismo em periódicos científicos, dissertações e teses de programas de pós-graduação, bem como nos anais de eventos científicos da área (Intercom, Compós, SBPJor, Abej, Enejor e Alcar) no período de 2010 a 2023. Os resultados encontrados alimentam a base de dados do Observatório da Pesquisa Aplicada no Brasil (OPAJor) e revelam um baixo número de trabalhos, os quais também foram classificados em diferentes tipos de pesquisa (bibliográfica, descritiva e experimental) de acordo com a fonte de publicação. Este relato de experiência apresenta os achados de um levantamento anual feito por alunos de iniciação científica do Centro Universitário Internacional Uninter sobre a produção de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil. A pesquisa envolveu a análise de publicações relacionadas à pesquisa aplicada em jornalismo em periódicos científicos, dissertações e teses de programas de pós-graduação, bem como nos anais de eventos científicos da área (Intercom, Compós, SBPJor, Abej, Enejor e Alcar) no período de 2010 a 2023. Os resultados encontrados alimentam a base de dados do Observatório da Pesquisa Aplicada no Brasil (OPAJor) e revelam um baixo número de trabalhos, os quais também foram classificados em diferentes tipos de pesquisa (bibliográfica, descritiva e experimental) de acordo com a fonte de publicação.

Estudos de desinformação: das agências de checagem da grande mídia às alternativas independentes de combate

O presente relato busca apresentar o percurso pela pesquisa “Credibilidade e qualificação da informação: jornalismo, personalização e oferta de notícias no Brasil”, que começou observando as estratégias de checagem da grande mídia e depois se voltou para iniciativas independentes de verificação da informação. Entre as referências trabalhadas é possível citar o manual do Intervozes (2019) e o conceito de Desordem Informacional (Derakhshan & Wardle, 2017), assim como a metodologia Análise da Materialidade do Audiovisual (Coutinho, 2016). Além do percurso de investigação, o relato entrelaça a formação e as vivências do autor e da orientadora em seu processo formativo como jornalista e cientista.

Desafios da convergência jornalística na cooperação para a checagem de conteúdos falsos sobre as eleições de 2022 pela plataforma aos fatos

Ao observar a plataforma Aos Fatos durante uma semana, entre o fim de setembro e início de outubro de 2022, período que antecedeu o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, fica evidente a existência de algum nível de cooperação entre as iniciativas de checagem. A partir de aspectos teóricos presentes em Garcia Avilés (2006), Jenkins (2009) e Salaverría, Avilés e Masip (2010), o presente texto busca verificar se a prática de cooperação entre distintas plataformas de checagem (inclusive ligadas a veículos concorrentes) pode ser caracterizada como uma iniciativa no escopo da convergência jornalística.

DOCUMENTÁRIO: origem e influências no jornalismo

? Este trabalho pretende buscar similaridades e diferenças para
provocar a discussão, mas não tem a pretensão de responder definitivamente esta questão.
Serão apresentadas as definições de documentário a partir de obras de Fernão Ramos, Bill
Nichols e o fazer jornalístico de Júlio Bezerra.

ATAQUE AOS CÃES DE GUARDA: Agressão a jornalistas como controle da comunicação em um período pandêmico

A partir da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001), o presente artigo pretende
refletir sobre o cenário de ataque a jornalistas brasileiros. Tendo como base o relatório de
violência produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, a pesquisa focaliza
dois casos de agressões ocorridos durante o período mais crítico da pandemia de Covid19, no ano de 2021: a expulsão do repórter Pedro Duran (CNN) de um ato realizado por
apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro, e o ataque ao correspondente
Leonardo Monteiro (Rede Globo), durante a cobertura da cúpula do G20 em Roma. O
trabalho tensiona a crise da democracia com as teorias do jornalismo e traz entrevistas
semiestruturadas com os respectivos profissionais agredidos, a fim de perceber se eles
associam os ataques vividos ao atual cenário político brasileiro.

Luana Silva Borges, ANGELITA PEREIRA DE LIMA

Em A sangue frio, romance-reportagem de Truman Capote, publicado pela
primeira vez no ano de 1965, o autor investiga o assassinato de uma família estadunidense
no pacato município de Holcomb, no estado do Kansas, no final da década de 1950.
Capote leva os seus leitores à perdição dos protagonistas Perry e Dick; eles eram frios
assassinos, mataram banalmente quatro pessoas, seres que nada tinham feito contra eles,
que apenas viviam com as lidas diárias em galpões de fazenda, na cozinha da casa.

A NEGATIVIDADE NAS REVISTAS ELETRÔNICAS TELEVISIVAS

A investigação tem como recorte
específico a análise, sob o ponto de vista semiótico-comunicacional, das duas revistas
eletrônicas de maior audiência na TV aberta brasileira: o “Fantástico”, da Rede Globo, e
o “Domingo Espetacular”, da Record. O objetivo primário é verificar, de forma
comparativa, em que medida e com quais características estruturais e discursivas os
valores-notícia negativos aparecem nesses programas, caracterizados como
infotenimento jornalístico (gênero híbrido que aglutina informação e entretenimento), e
sua vinculação com as estruturas simbólicas mais profundas do macrossistema da cultura.