NADA DE NÓS SEM NÓS : IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACESSÍVEL NA INCLUSÃO DE PCDS NA GRADUAÇÃO
Nada de Nós sem Nós ou “Nothing about us without us” é um slogan valorizado e repetido no universo das pessoas com deficiência. A fala é parte dito das pessoas com deficiência. Trata-se de um grupo de pessoas militantes que se organizou durante a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em 13 de setembro de 2006.
MAPEAMENTO DOS CURSOS DE JORNALISMO EM SANTA CATARINA
Este estudo, realizado em parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), tem como objetivo mapear os cursos de Jornalismo em Santa Catarina, analisando sua estrutura, projetos pedagógicos e relação com o mercado de trabalho.
A ascensão dos modelos virtuais e suas implicações na cultura contemporânea
Este artigo explora o fenômeno dos influenciadores digitais criados por inteligência artificial (IA) e como esses modelos virtuais atraem milhões de seguidores nas plataformas digitais.
CARREIRA E PERFIL DE JORNALISTAS NEGROS E NEGRAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
A presente pesquisa investiga o perfil de jornalistas negros no Brasil e as questões raciais que permeiam suas trajetórias profissionais, utilizando a metodologia bibliométrica para mapear tendências e desafios enfrentados por esses profissionais.
O PAPEL DO DOCUMENTÁRIO NO CURSO DE JORNALISMO DA UFSC: UMA DEFINIÇÃO POSSÍVEL PARA OS TCCS NESTE FORMATO
Este artigo se concentra nos resultados da dissertação de mestrado que traçou um panorama histórico da realização de documentários no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1982 até 2021. O documentário tem se consolidado como uma das principais narrativas escolhidas por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC para seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
A DESINFORMAÇÃO NO ACIDENTE VOEPASS 2283: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE FONTES E PERITOS
O artigo analisa a cobertura ciberjornalística do acidente envolvendo o voo VOEPASS 2283, com ênfase na relação entre o sistema midiático e o sistema perito de aviação.
ENTRAVES NA PESQUISA APLICADA EM JORNALISMO: DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DE PROJETOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
A falta de financiamento representa um desafio significativo para o desenvolvimento da pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil. Este artigo, que é um recorte advindo de um trabalho de conclusão de curso, foca nos obstáculos financeiros enfrentados por universidades públicas com programas de pós-graduação na área, UEPG, UFSC e UFPB.
PERFIL E ATUAÇÃO DE PODCASTERS NEGRAS E INDÍGENAS NAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE
A história do rádio no Brasil abrange pouco mais de cem anos e, nesse período, tanto homens quanto mulheres desempenharam papéis fundamentais na consolidação dessa mídia. No entanto, a história da contribuição das mulheres foi apagada e silenciada durante décadas.
A COMUNICAÇÃO SOCIAL NA ERA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO DA REALIDADE DE MOÇAMBIQUE, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE MARSHALL MCLUHAN
A era digital tem transformado a comunicação social, impactando a produção e consumo de informações e reconfigurando estruturas sociais, políticas e culturais. Este artigo investiga essas mudanças em Moçambique, aplicando a teoria de Marshall McLuhan.
INFORMAÇÃO QUE SALVA: SÉRIE DE PÍLULAS DE ÁUDIO SOBRE HIV/AIDS PRODUZIDAS PARA WHATSAPP
O projeto “Informação que salva” propõe a criação de um produto em formato de áudio destinado à divulgação no aplicativo WhatsApp, atualmente o mais popular no Brasil. Busca compreender o cenário contemporâneo do jornalismo em saúde e os impactos provocados pelos aplicativos de comunicação nesse contexto.