“DESCABELADOS” EM AÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO EXPOCOM PARA ESTUDANTES DO DECOM/UFPR
Este relato apresenta a experiência de participação no Prêmio Expocom dos estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas do Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos últimos anos, o Decom/UFPR tem participado do evento Expocom registrando índices importantes de aprovação na fase regional.
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE JORNALISMO: AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO SOBRE DESINFORMAÇÃO “REAL OU FAKE?”
O objetivo deste trabalho é analisar as adaptações feitas no jogo de cartas “Real ou Fake?” para o contexto do debate sobre desinformação e educação midiática em escolas públicas de Ponta Grossa-PR. São discutidos os critérios usados nas adaptações, abrangendo três versões do jogo (2023-2024-2025).
UM CICLO MULTIDISCIPLINAR PARA DESCOMEMORAR GOLPES COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CIDADÃ EM JORNALISMO
Na formação universitária existem temas que nem sempre estão presentes nas grades das disciplinas curriculares, por variadas razões ou justificativas. Pautar a história recente, a partir de ataques registrados aos direitos humanos e à democracia, que afetam diretamente o exercicio da cidadania da maioria da população é um desafio constante
“CCEX COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA”: SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO SUL DA
Este resumo sistematiza experiências da primeira oferta do componente curricular de extensão “Comunicação Comunitária”, na Universidade Federal do Sul da Bahia. Trata-se de uma iniciativa de extensão curricularizada desenvolvida em uma universidade em vias de consolidação em um hotspot de socio-biodiversidade.
EXTENSÃO EM JORNALISMO NA UEPG: NOTAS SOBRE OS PROJETOS NA ÁREA DA CULTURA (2021 – 2024)
Este texto descreve as atividades de extensão do curso de Jornalismo da UEPG, especialmente as ligadas à produção cultural. O recorte temporal observa os últimos quatro anos, de 2021 a 2024. A premissa é de que a formação superior em Jornalismo pode oferecer melhores condições para atuação deste profissional no âmbito da cultura.
O DIÁLOGO ENTRE PESQUISA, PRÁTICA E SOCIEDADE: A EXPERIÊNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PERFIL @AEUFPR NO X/TWITTER
Este relato apresenta a experiência de uso da rede X/Twitter pela Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR (AE), projeto pedagógico e de extensão que atua junto aos cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Design da UFPR.
ENTRE SABERES E DIFUSÃO: A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NO VALE DO ARAGUAIA
Este artigo apresenta o projeto “EcomCiência”, desenvolvido no curso de Jornalismo da UFMT, campus Barra do Garças. A iniciativa visa produzir e disseminar jornalismo científico-ambiental no Vale do Araguaia, tornando a ciência mais acessível ao público. Em um contexto de negacionismo e politização, a divulgação científica em plataformas digitais e redes sociais é essencial para ampliar o conhecimento e estimular o debate público.
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: A (DES)ANIMADORA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE JORNALISMO
A urgência de implementar a curricularização da extensão se apresentou de forma mais aguda, em muitas universidades, ainda durante a pandemia e se concretizou de forma desconexa e maquiada logo no retorno das aulas presencias. Nos cursos de jornalismo este período foi marcado por uma angústia ainda maior que envolveu tecnologia, falta de olho no olho e uma certa acomodação, talvez fruto da perplexidade que atingiu a todos.
OLHAR DE NOVO: A INTERDISCIPLINALIDADE NO ENSINO EXTENSIONISTA DE JORNALISMO
Este relato apresenta a metodologia e os resultados obtidos com um projeto-piloto desenvolvido por meio de uma parceria entre a Coordenação de Extensão do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e o Galpão das Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino, no segundo semestre de 2024.
EXTENSÃO E ENSINO EM ARTICULAÇÃO: A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DO PROJETO RÁDIO PONTO UFSC
Este artigo tem como objetivo evidenciar e refletir sobre como a Rádio Ponto UFSC articula ensino e extensão em jornalismo sonoro, por meio de disciplinas e coberturas especiais. Como abordagem teórico-metodológica, utiliza-se pesquisa histórica de caráter exploratório, observação participante e análise documental.