Três experiências de combate à desinformação no SOS imprensa

Este texto relata três experiências do projeto de esxtensão SOS Imprensa de alfabetização mediática para o combate à desinformação no âmbito da Semana Universitária (Semuni) da Universidade de Brasília e do subprojeto SOS Escolas, em que são visitadas escolas de Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. Assim, descreve-se três oficinas, relativas, primeiro, à Semuni (Como ler a mídia e Como identificar desinformação e fake news) e, num segundo momento, a oficina Como identificar desinformação e fake news aplicada ao Ensino Médio. As três atividades, para além de serem braços importantes das ações extensionistas do SOS Imprensa, demonstram que há uma necessidade e uma demanda preemente da comunidade atendida pelo projeto relacionadas a esses temas, e, ainda, o interesse em compreender como a mídia funciona e como avaliar criticamente conteúdos desinformativos.

Grupo de estudos sobre desinformação integra ensino, pesquisa e extensão no Paraná

O presente texto discute os trabalhos do Grupo de Pesquisa Combate à Desinformação que funciona como atividade investigativa-extensionista na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O relato registra a criação do grupo e a metodologia utilizada. Entre as ações do Projeto de extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais do Paraná destaca-se o Grupo de Estudos sobre os impactos e relações transversais do fenômeno da desinformação nas sociedades contemporâneas. Com um encontro mensal de 2h de duração, o Grupo objetiva integrar ações de pesquisa e ensino (graduação e pós) com a extensão, através de leituras, análises e diálogos entre os participantes. A indicação dos primeiros resultados das atividades realizadas a partir do segundo semestre de 2023, já indicando a necessidade de integrar ações de pesquisa, ensino (na graduação e pós) e extensão universitária.

Fotojornalismo para deficientes visuais e autistas: ensino, metodologias e práticas inclusivas

Este relato de experiência aborda o ensino de Fotojornalismo vinculado a um projeto de extensão, no curso de graduação em Jornalismo de uma instituição federal de ensino superior. O objetivo é descrever as estratégias pedagógicas implementadas para atender às necessidades de alunos com deficiências, especificamente visual e autismo. Buscou-se responder à questão norteadora: “como transformar as aulas de Fotojornalismo nos ambientes mais inclusivos, agradáveis e participativos possíveis?”. As principais estratégias adotadas foram: a) descrição de imagens; b) textos adaptados; c) fotografia às cegas; d) dispositivos sonoros; e) exibição de filmes; f) diário de emoções. Os resultados apontaram para a necessidade de adaptações no plano de ensino, materiais e apresentações orais, bem como a formação de um ambiente seguro, inclusivo e ético para os envolvidos. Busca-se contribuir para o desenvolvimento de práticas alinhadas aos preceitos de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania.

Communiquest: amazônia sob uma perspectiva sustentável – comunicação, sustentabilidade e Amazônia: intervenção de alunos da unama na eeefm marechal cordeiro de farias, em Belém-PA

Este relato de experiência trata de uma atividade interdisciplinar de extensão realizada por alunos do 2º semestre de Jornalismo da Universidade da Amazônia (UNAMA), em parceria com colegas de Publicidade e Propaganda, no 2º semestre de 2023. A intervenção ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cordeiro de Farias (Belém-PA) – e teve a supervisão do Prof. Dr. Rodolfo Marques, da UNAMA, e da direção da escola. A atividade teve três polos: produção audiovisual, atividade interativa e palestra, com foco na discussão da Amazônia sob a perspectiva sustentável. O objetivo foi mobilizar acadêmicos e estudantes de Ensino Médio para a discussão sobre a Amazônia, gerando reflexões, debates e propostas a respeito do tema. Os principais impactos foram o exercício da atividade jornalística e da organização de eventos pelos acadêmicos da UNAMA e de conhecimento sobre a região para as turmas de Ensino Médio da Escola.

Ariadnes: percursos e experiências

Neste relato de experiência, apresento os percursos percorridos pelo projeto de Incentivo à Diversidade (Pidic) Ariadnes, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), desde sua criação, em 2018, até 2023. Ao longo desses anos, o projeto vem se consolidando como um espaço para discussão de gênero e mídia, com foco em violências de gênero no ambiente educacional, no exercício da crítica de mídia com perspectiva gendrada, em atividades formativas e na escuta testemunhal. Parte-se do pressuposto que a mídia é um dispositivo pedagógico e uma tecnologia de gênero importante para a construção de subjetividades.

Ações desenvolvidas pelo núcleo maria firmina dos reis: ensino, extensão, transformação social

Este trabalho tem como objetivo descrever atividades de ensino e extensão promovidas pelo Núcleo Maria Firmina dos Reis, da UFMA/Imperatriz. Através da promoção de cursos, debates, mesas redondas gratuitos e abertos ao público de todo o Brasil, o Núcleo tem buscado democratizar o acesso à educação e à comunicação, como também tem atuado diretamente na frente de formação antirracista e anti-cis-sexista, buscando tornar o ambiente universitário um espaço mais plural, diverso e acolhedor. As frentes de ensino e de extensão promovem, ainda, uma necessária formação reflexiva e questionadora dos estudantes de jornalismo, que aprendem sobre intelectualidade negra, construção plural do conhecimento, e constroem mecanismos para enfrentar e desnaturalizar as opressões.

25 anos da Rádio Ponto UFSC: Anotações e reflexões preliminares para uma pesquisa Histórica

Este trabalho apresenta apontamentos e reflexões iniciais sobre os 25 anos de história da webemissora Rádio Ponto UFSC, completados neste ano de 2024. São resultados e análises preliminares que constituem base para um estudo mais amplo, que compreenderá uma linha temporal da estação, uma das pioneiras do web rádio universitário no Brasil, funcionando como projeto de extensão e laboratório de ensino e pesquisa no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. É um estudo exploratório, em perspectiva histórica, que destaca momentos relevantes do percurso da webemissora, desde o projeto precursor “Universidade Aberta” até os dias atuais. As estratégias metodológicas incluem revisão bibliográfica, análise documental como método e técnica, e a observação participante.

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II

O Programa Gestão de Aprendizagem Escolar
(GESTAR) oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática
aos professores do sexto ao nono ano do ensino fundamental nas escolas
públicas. O programa busca contribuir com o aperfeiçoamento e a autonomia
do professor em sala de aula, trabalhando habilidades e competências. O objetivo do GESTAR é melhorar os indicadores de
ensino e qualidade por meio de ações amplas e estratégicas de estudo
coletivo e individual. São realizadas, entre outras atividades, práticas
presenciais, como encontros e oficinas, para professores do ensino básico. O
material do programa é planejado para proporcionar a participação ativa dos
educadores, sugerindo ações e ideias para aplicações em sala de aula.

SICOM-PET: a formação de um laboratório de comunicação multimidiática

O Sistema de Comunicação PET (SICOM-PET) é um núcleo de Comunicação
interna e externa, é uma atividade extracurricular e multidisciplinar do Grupo
PET de Rádio e TV da Unesp de Bauru. Ele funciona como estrutura laboratorial
de ensino-aprendizagem e profissionalização dos alunos dos cursos de
graduação.