“DESCABELADOS” EM AÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO EXPOCOM PARA ESTUDANTES DO DECOM/UFPR

Este relato apresenta a experiência de participação no Prêmio Expocom dos estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas do Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos últimos anos, o Decom/UFPR tem participado do evento Expocom registrando índices importantes de aprovação na fase regional.

ENTRE SABERES E DIFUSÃO: A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NO VALE DO ARAGUAIA

Este artigo apresenta o projeto “EcomCiência”, desenvolvido no curso de Jornalismo da UFMT, campus Barra do Garças. A iniciativa visa produzir e disseminar jornalismo científico-ambiental no Vale do Araguaia, tornando a ciência mais acessível ao público. Em um contexto de negacionismo e politização, a divulgação científica em plataformas digitais e redes sociais é essencial para ampliar o conhecimento e estimular o debate público.

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: A (DES)ANIMADORA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE JORNALISMO

A urgência de implementar a curricularização da extensão se apresentou de forma mais aguda, em muitas universidades, ainda durante a pandemia e se concretizou de forma desconexa e maquiada logo no retorno das aulas presencias. Nos cursos de jornalismo este período foi marcado por uma angústia ainda maior que envolveu tecnologia, falta de olho no olho e uma certa acomodação, talvez fruto da perplexidade que atingiu a todos.