O presente relato pretende socializar a experiência de remodelamento das metodologias de docência na disciplina Teoria da Comunicação II, do curso de Jornalismo da UFRJ. A reestruturação da dinâmica em sala de aula se deu em virtude de diferentes fatores, mas teve como principal motriz a falta de engajamento dos alunos em sala. O relato dá conta dos períodos de 2024.1, 2024.2 e 2025.1 e destaca a adesão de atividades alinhadas às metodologias de ensino ativas e a resposta positiva dos alunos em relação a estas práticas.