Este relato registra e compartilha vivências de professores junto de estudantes de Jornalismo com deficiência visual na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), no campus de Tangará da Serra e no Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, entre 2022 e 2025. O relato apresenta experiências, provocações e memórias e, com isso, evidencia complexidades no ensino de Jornalismo a partir da convivência com esses estudantes em diferentes espaços-tempo da formação. Interessa aqui, sobretudo, abrir diálogos para pensar – e problematizar – práticas possíveis para uma docência anticapacitista em Jornalismo, ampliando o debate sobre pessoas com deficiência no campo, não apenas como audiência, mas como estudantes e futuros profissionais.