Três experiências de combate à desinformação no SOS imprensa

RAFIZA LUZIANI VARAO RIBEIRO CARVALHO E DAVID RENAULT DA SILVA

Atividades de Extensão

23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

Goiânia

23/04/2024

Este texto relata três experiências do projeto de esxtensão SOS Imprensa de alfabetização mediática para o combate à desinformação no âmbito da Semana Universitária (Semuni) da Universidade de Brasília e do subprojeto SOS Escolas, em que são visitadas escolas de Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. Assim, descreve-se três oficinas, relativas, primeiro, à Semuni (Como ler a mídia e Como identificar desinformação e fake news) e, num segundo momento, a oficina Como identificar desinformação e fake news aplicada ao Ensino Médio. As três atividades, para além de serem braços importantes das ações extensionistas do SOS Imprensa, demonstram que há uma necessidade e uma demanda preemente da comunidade atendida pelo projeto relacionadas a esses temas, e, ainda, o interesse em compreender como a mídia funciona e como avaliar criticamente conteúdos desinformativos.