Repertório: Uma proposta pedagógica no Ensino Superior de Jornalismo – Relato de experiência

Laene Mucci Daniel

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

27/04/2012

Partindo de reflexões de importantes pensadores, observando nossos futuros jornalistas e buscando uma renovada e dinâmica prática pedagógica que provocasse nos alunos uma reflexão sobre a educação e o mercado de trabalho, a professora da disciplina Jornalismo interpretativo, do curso de jornalismo da Universidade de Viçosa, no segundo semestre de 2011, propôs a atividade “Repertório” como ação de enriquecimento intelectual e cultural, exercício criativo e livre, prática de uma educação participativa onde todo aluno poderia “dizer sua palavra”, assim como ensinava Paulo Freire, em Educação como prática de liberdade. Segundo a pedagogia Freireana, o ensino baseia-se no diálogo, na liberdade e no exercício de busca ao conhecimento participativo (FREIRE, 1999).