PROCESSOS COMUNICATIVOS E PRODUÇÕES COLABORATIVAS NOS CURSOS DE JORNALISMO DA UNEMAT, UFMT/CUIABÁ E UFMT/ARAGUAIA: UMA ANÁLISE DOS NOVOS PPCS

Antonia Alves Pereira; Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini; Marluce de Oliveira Machado Scaloppe

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ)

Universidade Federal de Tocantins (UFT)

18/04/2018

O presente artigo tem por objetivo apresentar discussões e reflexões acerca dos processos comunicativos e produções colaborativas recentemente implantadas nos novos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos Campi de Cuiabá e Barra do Garças, e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), buscando evidências de um jornalismo participativo, colaborativo e cidadão, envolvendo projetos de pesquisa, extensão, disciplinas laboratoriais, monitorias entre outras produções individuais e coletivas dos cursos em questão que fazem diferença para um currículo dialógico e formador.