Este relato de experiência apresenta a Oficina Como comunicar a crise climática? Estratégias e possibilidades, desenvolvida na disciplina obrigatória de Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no segundo semestre de 2025. A experiência integrou atividades de formação e sensibilização dos estudantes para a cobertura jornalística de temas relacionados à emergência climática. A atividade integra a pesquisa-ação participativa desenvolvida junto aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi) com foco em Emergência Climática, projeto da Fundação Araucária/Governo do Paraná, que reúne oito universidades do Paraná. O foco foi estimular a reflexão de jornalistas em formação para que incluam o tema em suas pautas, em todas as editorias, desde a prática laboratorial. A oficina resultou em pautas ambientais e reportagens multimídia, com ênfase em emergência climática, nas práticas jornalísticas do blog semestral da disciplina em questão.