O presente trabalho retrata o caminhar como atividade de extensão e método de pesquisa do Grupo de Pesquisa Giceu da Universidade Federal do Ceará no bairro Pirambu, Fortaleza. A partir da interseção entre o jornalismo de cidades e o jornalismo ambiental, discute-se a importância de percorrer territórios para a produção de conteúdo de qualidade. Fundamentado na visão sistêmica de André Trigueiro (2012) Wilson Bueno (2007) e de cidadania de Ilza Maria Girardi (2008), o estudo apresenta o passeio urbano como ferramenta de escuta e valorização de saberes locais. Conclui-se que a imersão no território, sob as lentes de Careri (2013), Kasper (2022) e Gorczevski (2023), permite construir contranarrativas de resistência e afirmação identitária frente aos desafios socioambientais urbanos.