EQUIDADE: UMA EXPERIÊNCIA EM LIVRO DE JORNALISMO NA EDUCAÇÃO

Maria Fernanda Mileski de Paula; Gustavo Schmid Queiroz; Plínio Pereira Lopes; Gabriel Firmino Snak; José Carlos Fernandes

Pesquisa na Graduação

4º Encontro Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo

Universidade Federal do Paraná

26/10/2017

Em 2015, a Secretaria Municipal de Educação (SME), de Curitiba, Paraná, deu início ao Projeto Equidade, um programa de apoio para escolas da rede que tinham notas abaixo de 5 ou por volta de 5 no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). O tema recebeu pouco destaque na imprensa local – apesar de ter demonstrado resultados no prazo de um ano –, o que levou a SME a propor uma parceria ao curso de Comunicação Social Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, para a produção de um livro. Além de uma inserção nas escolas que tiveram avanços no desempenho, quatro estudantes universitários participaram da confecção de um livro reportagem – intitulado Nenhum a menos – no qual são reportadas as experiências de 15 das 48 instituições de ensino vinculadas ao projeto.