Eleições 2022: informação e desinformação nas entrevistas com os candidatos à presidência no Jornal Nacional da TV Globo

Ana Luiza Tostes; Gabriel Landim; Iluska Coutinho

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Erejor Sudeste 2022 - Jornalismo: (in)formação essencial para a Democracia

Formato remoto

24/11/2022

Durante a campanha eleitoral de 2022, o principal jornalístico da TV Globo, o Jornal Nacional, realizou entrevistas com os quatro candidatos à presidência da república mais bem colocados nas pesquisas. Os candidatos foram entrevistados de frente para os apresentadores titulares da bancada do jornalístico, ao vivo, em rede nacional. Diante deste objeto de análise, pretende-se entender o papel desempenhado pelo telejornal na decisão do telespectador ao praticar o seu voto. Quais os elementos utilizados pelo telejornal contribuíram para o entendimento das propostas de campanha? O que contribuiu para a clareza das informações apresentadas? Existiram elementos que confundiram o telespectador? Quais materiais contribuíram para a desinformação? Houve diferença de tratamento entre os entrevistados? Este conjunto de perguntas constitui o problema investigado, ao passo que “é impossível saber o que a televisão faz com a gente se não conhecermos as demandas sociais e culturais da televisão” (MARTÍN-BARBERO, 2013).