ARQUITETURA CURRICULAR CIRCULAR: EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

Américo Ricardo Moreira de Almeida; Paulo Roberto Albuquerque de Lima; Catarina Taham Carvelo Muniz; Antônio Rodrigues Nogueira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ)

Universidade Federal de Tocantins (UFT)

18/04/2018

O presente trabalho relata a experiência vivenciada no Curso de Graduação em Jornalismo do Centro Universitário UnirG, do município de Gurupi-TO que, frente à nova dinâmica imposta pelo mercado com os desafios de manutenção e de viabilidade do Curso, implantou a arquitetura curricular circular, cujo projeto pedagógico foge aos padrões convencionais, pois proporciona que acadêmicos ingressantes e veteranos cumpram as disciplinas da arquitetura curricular reunidos em uma mesma sala de aula, possibilitando assim um aprendizado trans e interdisciplinar, por meio de práticas pedagógicas como a aprendizagem baseada em problemas e metodologias ativas.