A COBERTURA JORNALÍSTICA DA CONFERÊNCIA DO CLIMA NA AMAZÔNIA (COP-30) EM DISCUSSÃO NA SALA DE AULA

MANGAS, Laiza 1CUNHA, Elaide Martins da

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

25° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

Faculdade de Comunicação de Brasília (UnB)

22/04/2026

Este relato de experiência apresenta a atividade de observatório desenvolvida na disciplina optativa e excepcional intitulada “Jornalismo Ambiental e a cobertura na COP-30” como um experimento de olhar para a prática jornalística em distintos setores: imprensa comercial, imprensa alternativa, movimentos sociais, instituições ambientais e governamentais durante o maior evento de mudanças climáticas do mundo. A experiência foi vivenciada no curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), trazendo importantes percepções de estudantes sobre as intersecções entre a formação acadêmica, o jornalismo ambiental, o papel do jornalista e a cobertura da COP-30 em Belém, a primeira realizada no país. O experimento revelou que a grande maioria dos discentes tem consciência crítica sobre o papel territorial da Amazônia e compreende que algumas narrativas inferiorizam a região e sua população.